Destaques Esporte

Eduardo Barroca é o novo treinador do Botafogo

28 de novembro de 2020

Mesmo com alta prevista para o dia 7, Ramón Díaz deixa o clube. / Foto: Divulgação

RIO DE JANEIRO – O Botafogo está de treinador novo. O clube divulgou nota oficial em que afirma que Ramón Díaz e toda a comissão técnica estão de saída. Para o lugar do argentino, o Botafogo terá o retorno de Eduardo Barroca. Ele comandou o último treino do Vitória na sexta-feira, 27, e começa no Bota a partir de hoje, 28.

Ramón Díaz não chegou a comandar o Botafogo em nenhum jogo. Um dia após ser anunciado, o treinador argentino viajou para o Paraguai, onde passou por uma operação. A alta do treinador, que era prevista para esta semana, foi adiada para dia 7 de dezembro porque o quadro de saúde é menos simples do que se imaginava. Por isso, o clube considerou que não haveria mais como esperar, dada a delicada situação na tabela.

Eduardo Barroca chega ao Botafogo depois de um período de conquistas nas divisões de base e uma passagem pelo profissional do clube. Com bom aproveitamento no início do período que treinou o profissional, Barroca durou quase seis meses no cargo de treinador em 2019. A primeira chance do técnico em uma equipe profissional terminou com dez vitórias, três empates e 14 derrotas (41% de aproveitamento).

Com frases de efeito e filosofia de jogo definida, Barroca caiu nas graças do torcedor, mas após sequência ruim, não conseguiu se sustentar no cargo. Ele começou muito bem, vencendo três das quatro primeiras partidas do Campeonato Brasileiro, o que lhe deu estabilidade e prestígio imediato. A relação acabou em outubro após derrota para o Fluminense por 1 a 0, a quarta consecutiva da equipe no Brasileirão.