Destaques Geral

Duplicação da MG-050 em Passos deve ser concluída em setembro

Por Ézio Santos / Especial

27 de julho de 2020

O prazo é de aproximadamente 120 dias após as desapropriações que dependem do judiciário. / Foto: Arquivo FM

PASSOS – As obras do trecho compreendido entre os quilômetros 355 ao km 360 da rodovia MG-050, em Passos, estão na fase final e serão concluídas em setembro deste ano. A assessoria de Imprensa da Concessionária AB Nascentes das Gerais, que administra o Sistema MG-050/BR-265/BR-491, informou que o investimento será de R$ 23 milhões na duplicação da pista entre o perímetro urbano e a entrada ao Aeroporto Municipal José Figueiredo.

O que você também vai ler neste artigo:

  • Tarifa

A obra também contempla um trevo de acesso à avenida Arlindo Figueiredo, que já está concluído, melhorias de acessos a imóveis lindeiros, implantação de alças de retorno operacional no km 359, implantação de interseção alongada em nível para retornos operacionais, acesso ao Distrito Industrial II, aeroporto e o trevo de acesso para Fortaleza de Minas.

Por fim, mais 400 metros de faixa adicional entre os quilômetros 360+300 e 360+700, sentido Belo Horizonte. Para a execução das obras de duplicação, a concessionária utiliza os procedimentos de higienização das instalações e veículos de transportes, além de ações de distribuição de kits de higiene e etiquetas eletrônicas para utilização da pista automática pelos caminhoneiros.

Paras as duas passarelas para o perímetro urbano de Passos, o início das obras de ambas as estruturas depende de aprovação de projetos e conclusão de processos de desapropriação de áreas necessárias. O prazo da obra é de aproximadamente 120 dias após as desapropriações que dependem do judiciário.

Tarifa

Em acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), o reajuste da tarifa de pedágio do Sistema MG-050/BR-265/BR-491, que contratualmente ocorreria em 13 de junho, foi adiado por 90 dias. Em parceria com a concessionária, a decisão foi tomada em razão da pandemia da covid-19. Neste cenário, a AB Nascentes das Gerais vem realizando diversas ações e concentrando esforços em proteger seus colaboradores e usuários, como a disponibilização de álcool em gel para todos e máscaras aos colaboradores.

O contrato de concessão assinado com o governo estadual começou a vigorar em junho de 2007 e tem previsão de término em junho de 2032. Em todo o trecho da MG-050, e em condições normais, passam diariamente, em média, cerca de 39 mil veículos.