Destaques Esporte

Dupla de atleticanos acompanha o Galo na capital inglesa

Leonardo Pedro

5 de agosto de 2022

Antônio com sua jaqueta da Galoucura em Londres./ Foto: Foto: Divulgação.

PASSOS – O jovem Antônio Streahl, 20 anos, é torcedor fanático do Atlético Mineiro e mora em Londres, capital do Reino Unido, onde não perde nenhum jogo do clube, mesmo com as quatro horas de diferença no fuso horário. O brasileiro faz dupla com Pedro Augusto, outro Galo Doido, no canal Livrestrada, no Youtube, onde produzem conteúdo sobre a cultura inglesa.

Em entrevista para esta Folha, Antônio relatou a sua história com o Galo e como surgiu a paixão pelo clube. Natural de Cataguases-MG, sua família toda por parte de mãe é flamenguista e seu pai é corintiano. Sua relação com o clube mineiro surgiu após se mudar para Belo Horizonte e conhecer um vizinho fanático pelo Galo. Desde pequeno, Antônio acompanhava a família de seu vizinho em diversos jogos do clube, ritual esse que dura até hoje em suas vindas ao Brasil.

“Na rua que eu morava, tinha um menino da minha idade, sete meses mais velho que eu, e assim, eu cresci com ele, e foi com a família dele que eu aprendi a ser atleticano. O pai dele é atleticano desde de sempre e foi ele que ensinou a família dele a ser atleticana”, disse o torcedor.

Após três anos vendendo brigadeiro, pirulitos e jujubas na escola, rua e transporte público, o jovem mineiro juntou dinheiro suficiente para viajar para Londres e morar junto de Pedro Augusto, seu amigo e sócio do canal Livestrada.

No Youtube, a dupla compartilha vídeos expondo a diferença entre o poder de compra do sul-americano e do europeu, além de gravar alguns trechos da rotina de um brasileiro a 9000 km de sua terra natal. No momento, o canal soma 43.500 seguidores e 1.841.564 visualizações.

No final de 2021, Antônio mudou para Londres e sofreu para acompanhar o Galo devido ao fuso horário da Inglaterra (quatro horas na frente do Brasil), mas a dor de cabeça pelas madrugadas viradas não impediram que a dupla Galo Doido assistisse todos os jogos do clube.

De acordo com o atleticano, Londres é uma cidade com muitos brasileiros, que o reconheciam por sua jaqueta da Galoucura (torcida organizada do Atlético). Entretanto, poucas vezes um gringo identificou o clube que estampa o peito da jaqueta.

“Era muito raro um gringo reconhecer, eles confundiam muito com a camisa da Juventus. Eles olham e perguntam ‘Juventus? Juventus?’, e eu ‘não, não’. Eles também não reconheciam porque eu andava mais com a camisa da Galoucura do que a do Galo. Eu tinha que explicar que a camisa era dos hooligans, dos ultras (sinônimo de torcida organizada na Europa)”, explicou o youtuber.

Atualmente, Antônio está em São Paulo e pretende retornar a BH. Pedro Augusto continua em Londres, onde mora com a sua família brasileira.