Destaques Política

Duas chapas concorrem à eleição do Sempre

Por Adriana Dias / Redação

14 de outubro de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – O Sindicato dos Empregados da Prefeitura de Passos (Sempre) realiza as eleições no próximo dia 27, das 9h às 17h na sede da instituição. Duas chapas concorrem às vagas para ficar à frente do sindicato para a gestão de 2021 a 2025. A Chapa 1, de nome ‘Sempre Forte’, com o lema: “Legitimidade Sindical que Você já Conhece e Confia: Experiência, Luta e Resistência”, concorre à reeleição e tem como candidatos a atual presidente Nelza Efigênia dos Santos Costa, Marcio José Sousa Santo, Maria Emília Silva, Rosangela da Silva Machado, Marcio Machado da Silva, Flavio Eugênio Carvalho, Elisabete Pires de Oliveira, Deusmar José Domingos, Márcio Monteiro da Cunha, Edson Marçal da Rocha, Irenilda Ribeiro Temotio, Rosimar Costa Oliveira, Wander de Andrade Silva, Rosimeire Sabino Silva, Luciano Alves Freire, Rogério Queiroz da Silva, Helida Piva, Lucia Aparecida Eugênio, Sandra Maria Silva Morais e Ernani Rodrigues.

Já a Chapa 2, Chapa se chama ‘RenovAção’ e traz como candidato à presidência o servidor e advogado Ramon Fernandes Oliveira. Para compor a chapa completa os membros são, além de Ramon: Antonio Francisco Lopes, Cemilton Atiles, Cintia de Freitas, Donizete dos Reis Gomes, Edmar Vieira, Gleison Antonio de Souza, Ildefonso Pereira de Medeiros, Joaquim Querino dos Reis, Lilian Shorreyla da Silva Pereira, Lucélia Marques Brito, Marcília Florentino de Oliveira, Marco Cesar Borges, Mayra Andrade Cardoso Martins, Nadia Maria Silva, Natal José Duarte, Renata Silva Marques Lima, Robson Aloísio Pereira da Silva, Simone da Rocha Reis e Weberson Luiz Mariano.

Na plataforma de campanha da Chapa 1, a sindicalista apresenta as conquistas alcançadas frente ao Sempre por dois mandatos, tais como: a confiança dos servidores ao sindicato; a efetivação dos agentes; a correção da insalubridade 2007/2011, o cumprimento das vantagens (caput-146) a todos os servidores do estatuto geral; a lei da cesta básica; o piso salarial nacional dos agentes de saúde e endemias; o enfretamento contra a reforma da previdência; a equiparação salarial dos assistentes sociais; a alteração da nomenclatura das educadoras de primeira infância, redução de carga horária e piso salarial nacional; a reestruturação da carreira do magistério; a compra da sede própria do Sempre; processos jurídicos concluídos com sucesso; a correção da insalubridade beneficiando mais de 600 servidores; entre outras vantagens aos servidores.

Ramon Fernandes Oliveira, por ser a primeira vez que concorre à presidência, se apresenta aos servidores como sendo graduado pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Unidade Passos em Direito. Tem formação em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Está na prefeitura de Passos desde 2014 e foi a experiência na Secretaria de Administração que despertou seu interesse em representar o servidor público municipal.

Ver os prédios e equipamentos sucateados, a inexistência de valorização e o descumprimento de vários direitos básicos me incentivaram a assumir o encargo de propor uma nova abordagem de negociação, vislumbrando assegurar melhores condições de trabalho e de vida ao servidor”, explicou Oliveira. Ainda conforme o postulante, ele se reuniu com outros servidores dispostos a renovar, e por isso a Chapa se chama RenovAção, que conta com colegas que superam os 30 anos de exercício na prefeitura até os mais jovens de casa.

Nelza Efigênia dos Santos Costa busca a segunda reeleição e Ramon Fernandes Oliveira sua primeira candidatura ao Sindicato dos Empregados da Prefeitura de Passos. / Foto: Divulgação