Destaques Geral

Dr. Aquiles recupera seus direitos políticos e reafirma pré-candidatura a Deputado Federal

25 de Maio de 2022

O médico Aquiles Grintaci recebeu o convite do Presidente Nacional de seu partido, o Avante, Deputado Federal Luiz Tibé, para também disputar uma vaga na Câmara Federal

PASSOS – O médico passense, Dr. Aquiles Grintaci Vasconcelos, teve os seus direitos políticos reestabelecidos depois de sofrer condenação criminal por supostos crimes contra a honra cometidos durante as eleições municipais de 2020, quando disputou a Prefeitura de Passos e recebeu expressiva votação, mas foi vencido pelo atual Prefeito Diego de Oliveira.

Sentença prolatada no último dia 20 de maio pela Juíza Eleitoral da 209ª Zona Eleitoral de Passos, Dra. Patrícia Maria de Oliveira Leite, declarou extinta a punibilidade do político, que foi condenado ao pagamento de multa decorrente dos delitos que lhe foram imputados. Como houve o integral pagamento da penalidade em dinheiro, a magistrada declarou “extinta a punibilidade” e determinou que o Cartório Eleitoral tomasse de imediato “as medidas necessárias para o reestabelecimento dos direitos políticos do cidadão”.

Em entrevista para a Folha, Dr. Aquiles afirmou que sempre confiou e continua confiando no Poder Judiciário e que se cometeu excessos na eleição municipal foi em razão do clima de ódio que na época se instalou contra sua campanha, principalmente no momento em que demonstrou ter reais chances de vitória.

“Setores reacionários da cidade não admitiam meu discurso de racionalidade com o gasto público, drástico enxugamento da máquina administrativa, fim do empreguismo na prefeitura para apaniguados dos políticos e, sobretudo, meu compromisso de olhar para os mais pobres, para aqueles que realmente precisam do município, e não é de emprego para parente, mas de atendimento digno no setor de saúde, de remédios prontamente disponibilizados a tempo e hora na farmácia básica do município. No momento que demonstrei que tudo isso seria possível, mas que o custo seria acabar com privilégios de uma enormidade de comissionados que todo prefeito dependura na prefeitura, as reação daqueles que justamente estavam atrás destes cabides foi violenta contra minha pessoa e contra minha campanha”, relembrou o médico.

Sobre seu futuro político, Dr. Aquiles afirmou que recebeu o convite do Presidente Nacional de seu partido, o Avante, Deputado Federal Luiz Tibé, para também disputar uma vaga na Câmara Federal neste ano. “A disputa para a prefeitura me fez aprender muito. Agora me sinto mais maduro e preparado para um desafio ainda maior que é recuperar a nossa representatividade política na Câmara dos Deputados, em Brasília. O último filho de Passos efetivamente eleito foi o hoje Presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco. Essa representação nos faz muita falta e pretendo com a ajuda de Deus e a confiança do povo de nossa cidade e de toda a nossa região ocupar este espaço de poder”.

Já sobre as alianças políticas que pretende celebrar para ter vitória nas eleições, o médico reafirmou que manterá sua única aliança, a qual quase o levou a ser prefeito de Passos em 2020: com o povo. “Todo e qualquer prefeito ou vereador, independe de me apoiar ou votar em mim, será meu aliado incondicional, desde que esteja imbuído do espírito de gastar bem as verbas públicas em favor da sua comunidade. Administrador fanfarão que não cuida da saúde do seu povo, não cuida da sua cidade e se vale dos cargos públicos para se dar bem e nomear parentes e cabos eleitorais para depois votarem nele não verão um centavo sequer das verbas distribuídas pelo meu mandato”, finalizou.