Destaques Esporte

Dirigentes têm até quinta-feira para responder convite da FMF sobre Segunda Divisão 2021

Por Ézio Santos/ Especial

18 de Maio de 2021

O Cruzeiro é cotado com o segundo time com chances de subir para a série a do campeonato brasileiro. / Foto: Divulgação (Site EBC)

PASSOS – A Federação Mineira de Futebol (FMF) estabeleceu o dia 20 de deste mês, próxima quinta-feira, o prazo para os presidentes de clubes enviarem ofício e os documentos necessários para a disputa do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão 2021. Cinco dias depois, de modo remoto, acontecerá a reunião do Conselho Técnico.

Há possibilidade dos três clubes profissionais de Passos se inscreverem no torneio aberto em 90% para jogadores que têm 23 anos ou menos, mas até esta segunda-feira nenhum havia confirmado participação. Todos – Esportivo, Passos FC e EC Passense- ainda dependem de empresários parceiros, e principalmente do estádio municipal Geraldo Starling Soares em plenas condições de receber jogos oficiais com ou sem público.

Os principais requisitos exigidos aos clubes são: estar regular e ativo perante a FMF, e possuir licença de funcionamento expedida pela entidade para o ano de 2021. O clube interessado deverá remeter à Diretoria de Competições (DCO) da FMF até dia 20 de maio cópia dos seguintes documentos: manifestação firmada pelo presidente, através de ofício em papel timbrado, do clube, comunicando o interesse em participar da competição.

Outras exigências são o comprovante de quitação do boleto de anuidade, exercício 2021, expedido pela FMF; comprovante de quitação do boleto de anuidade, exercício 2021, expedido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF); certidão negativa, emitida pela tesouraria da FMF, com data de emissão posterior à da publicação do presente ofício; certidão negativa, emitida pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MG), cuja data de emissão também seja posterior à da publicação do presente ofício; e documento comprovando estádio ou campo apto para realizar partidas.

O estádio será vistoriado pelo Departamento de Estádios da FMF, que emitirá parecer e, consequentemente, aprovação ou reprovação. Caso o clube não preencha integralmente os requisitos não estará apto a disputar o campeonato. Ressalta-se que os clubes que desejarem disputar a competição se submeterão aos protocolos sanitários e de higiene de combate à Covid-19 vigentes na época da realização de treinos e jogos.

Os custos de arbitragem, quadro móvel e inerentes ao protocolo serão arcados pelos próprios clubes e a FMF executará o mesmo procedimento adotado nas competições profissionais de 2021. A reunião do Conselho Técnico será convocada mediante ofício encaminhado aos clubes e realizada de modo remoto na próxima terça-feira. O horário não foi divulgado.