Destaques Geral

Diocese de Guaxupé mantém celebrações por transmissões online

30 de abril de 2020

GUAXUPÉ – No documento “Considerações diocesanas acerca da pandemia do novo coronavírus”, divulgado ontem, o bispo da Diocese de Guaxupé dom José Lanza Neto reiterou a validade do decreto “Coronavírus: suspensão de atividades comunitárias”, de 18 de março, em que exortou os fiéis católicos a permanecerem em casa e participarem de celebrações apenas online.

De acordo com o texto da Diocese, o bispo de Guaxupé e o Colégio dos Consultores reconhecem a importância de serem seguidas as orientações das autoridades sanitárias quanto à manutenção do distanciamento social.

“Levando em conta que o momento exige prudência e bom senso de todos nós, reafirmamos a validade do decreto. (…) Destacamos ainda que nossas igrejas deverão permanecer abertas para a visitação e oração de nossos fiéis; as celebrações eucarísticas sejam apenas via online. Às quintas-feiras, cada paróquia poderá promover durante todo o dia, como de costume, a exposição do Santíssimo Sacramento, de preferência que o ostensório fique localizado no altar central, onde as pessoas terão maior dificuldade de aproximação. Recomendamos que evite-se a formação de grupos e que nenhuma outra expressão (drive thru etc) seja feita sem a devida autorização do bispo diocesano”.

Corpus Christi

A recomendação de d. Lanza sobre a solenidade de Corpus Christi, dia 11 de junho, é que as missas também sejam celebradas sem a presença do povo, mas transmitidas online pelos meios de comunicação.

“As manifestações com o Santíssimo Sacramento poderão acontecer dentro da igreja, mas como o momento litúrgico pede uma expressão pública de nossa fé no Cristo Eucarístico, tão somente um carro andor com o ostensório levado pelo padre ou diácono pelas ruas num trajeto pré-determinado seja conduzido abençoando as famílias, os enfermos e toda a cidade. Aos paroquianos recomenda-se que enfeitem as janelas e as fachadas de suas casas como expressão de fé e amor”, diz o documento.