Destaques Esporte

Dinheiro da Vale será aplicado em reforma de ginásio

Ézio Santos/ Especial

22 de setembro de 2021

AS OBRAS DE REFORMA NO GINÁSIO DA BARRINHA DEVEM TER INÍCIO NOS PRIMEIROS MESES DE 2022

PASSOS – Parte do recurso a ser repassado pela Vale S.A. ao município já tem destino definido. Por solicitação da secretária de Esporte, Juventude e Lazer, Michela das Graças Resende Ribeiro, o dinheiro será aplicado na obra de reforma do ginásio poliesportivo Elzo Calixto Mattar, conhecido por ginásio da Barrinha.

O projeto arquitetônico original da restauração do bem público municipal, elaborado pela Secretaria de Obras, foi ampliado. O processo até ser conhecida a empresa que vai executar a obra são: projeto arquitetônico (finalizado), planilha orçamentária, projeto básico, trâmites internos para dar entrada no processo licitatório, preparação do edital, pregão e após o início da obra.”Estou trabalhando para que até o fim deste ano finalizamos tudo isso. Depois é só iniciar a reforma”, completou a secretária de esportes e professora de educação física, Michela.

Com exceção do sistema de iluminação, anteriormente era usado o reator de sódio, recém substituído por refletores de led, o ginásio e os locais também usados para a prática esportiva, localizados na lateral e fundos, serão reformados.

“Cito como exemplos as pistas de skate, BMX Free Style e a quadra de areia. Já a pista de Dirt Jump será levada para um local maior, que ainda está sendo escolhido juntamente com os usuários do local, com o intuito de aumentar o espaço, atrair mais adeptos e realizar eventos para difundir o esporte. As boas novidades são a pista de caminhada, nova pista de BMX com arquibancadas em uma das laterais, academia ao ar livre, e um parquinho infantil”, explicou a secretária.

O ginásio em si, receberá novo piso, nova pintura, mais acessibilidade para os cadeirantes, reparos no telhado de forma a evitar, também nos pontos de ventilação natural, a entrada de pombos urbanos que não só descansam nas vigas de aço, como também constroem ninhos.

“Nos espaços localizados nas partes frontal e traseira do imóvel, denominados mezaninos, pretendo transformá-los em uma academia para atividades físicas e sala de galeria de troféus”, detalhou Michela.

“Um documento importantíssimo que precisamos ter em mãos é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), certificado que atesta que a edificação possui todas as condições de segurança contra incêndio e pânico, previstas na legislação. Hoje é impossível a unidade passense da corporação nos entregá-lo porque o ginásio não atende às normas exigidas. A reforma do espaço beneficiará toda a população usuária do espaço, além disso, conseguiremos o AVCB e poderemos ser sede de campeonatos”, concluiu a servidora pública municipal.