Destaques Literatura

Dicas de Fagundes para leitura

9 de dezembro de 2020

Série Gangs of London é uma verdadeira Torre de Babel, como Londres é na realidade. / Foto: Divulgação

Há quem tenha começado a se interessar pela leitura por influência dos pais, de um irmão mais velho, de um professor, do Harry Potter. O ator Antonio Fagundes credita sua descoberta do mundo dos livros a uma mononucleose na infância. O tratamento foi com cama e… gibi. A partir daí, foi descobrindo, sozinho mesmo, autores e histórias que o encantavam e foi formando seu gosto pela leitura.

Aos 71 anos, cerca de 65 anos depois de iniciar sua trajetória de devorador de livros, o ator quer ajudar as pessoas que têm vontade de começar a ler, mas não sabem por onde, a dar o pontapé inicial. Algo como Alberto, seu personagem na novela Bom Sucesso, fez – por Paloma (Grazi Massafera) e pelo espectador. Por isso escreveu Tem Um Livro Aqui Que Você Vai Gostar. A obra chegou às livrarias pela Sextante.

Trata-se de um guia de leitura, a partir de sua própria experiência como leitor – e de suas memórias.

Se puxar mais, dá para fazer outros nove livros”, brinca Antonio Fagundes. Neste volume, ele fala sobre cerca de 150 títulos – de clássicos a contemporâneos, de ficção científica a autoajuda. Ele lê de tudo e sobre tudo (desde que o livro seja bom), tem sempre um livro na mão e a cada ida a uma livraria sai com um presente para alguém. Mas quando alguém pede uma dica”, ele titubeia.

As pessoas sempre me pedem para indicar livros e tenho problemas com isso. É difícil saber mesmo qual é o gosto da pessoa, principalmente de leitura, que é uma coisa de você com você mesmo. Cada um tem o seu interesse e eles são múltiplos. É um universo muito bonito e, ao mesmo tempo, vasto. Mas se você tem um empurrãozinho, fica melhor”, diz. Por isso o livro, e por isso ele é tão eclético.

A obra é dividida em 11 partes, e é aberta por dicas para quem quer começar a ler. Cada um dos capítulos é encerrado com uma breve biografia dos autores citados e outros títulos deles. Fagundes fala de literatura brasileira clássica e contemporânea – e diz, por exemplo, que está apaixonado pela obra de Ana Paula Maia “Ela escreve com uma linguagem crua, seca, fascinante”, aponta. Além de comentar as obras que leu, ele conta alguma história por trás da experiência, explica as diferenças entre os gêneros e por aí vai. Tudo numa conversa direta com o leitor, num tom pessoal. Quando fala do poeta Mario Quintana, por exemplo, diz: “Sua obra é de uma delicadeza enorme. Dá uma coisinha no coração da gente”.

Fagundes dedica um capítulo para livros que vão fazer o leitor roer as unhas (mistério, suspense, thriller). Apresenta o que chama de universos fascinantes (distopia, terror, ficção científica). Fala de poesia, de livros premiados, biografias, livros de história, não ficção, autoajuda e obras que refletem sobre o nosso tempo – aqui, ele indica leituras que tratam do feminismo ao crime organizado, por exemplo. No fim, um índice com autores e títulos citados. Um guia mesmo.

Tem Um Livro Aqui Que Você Vai Gostar. Autor: Antonio Fagundes. Editora: Sextante (240 págs.; R$ 49,90; R$ 29,99 o e-book)