Destaques Geral

Dia do Padroeiro terá transmissões on-line

6 de agosto de 2020

Os fiéis católicos vão celebrar o dia do padroeiro do município, Senhor Bom Jesus dos Passos, por meio das redes sociais. / Foto: Divulgação

PASSOS – Pela primeira vez na história de Passos, os fiéis católicos vão celebrar o dia do padroeiro do município, Senhor Bom Jesus dos Passos, por meio das redes sociais. O principal evento religioso para celebrar a data, as ‘24 Horas com Jesus’, está sendo transmitido pelo YouTube e Facebook da Igreja Matriz. O início foi ontem, às 16h, com a reza do ‘Terço Mariano’, e o encerramento ocorre nesta quinta-feira, 6, com a cerimônia eucarística, às 15h, que será presidida especialmente pelo padre Gledson Antônio Domingos, pároco de São José, no bairro Jardim Vila Rica.

A programação elaborada para a data começa à 0h com a Adoração ao Santíssimo Sacramento; para as 3h, estão programados missa e terço da Misericórdia; às 10h, acontece a missa solene do padroeiro da cidade, celebrada pelo pároco Sandro Henrique de Almeida Santos; às 15h, a missa da Misericórdia encerra as ‘24h com Jesus’. A partir das 16h, ocorre a carreata, com benção da família em frente à Igreja Matriz de Passos na chegada dos veículos e coleta especial em substituição à festa social (quermesse), que foi cancelada por causa da crise virótica.

Amanhã (hoje) será um dia especialíssimo para nós católicos do município, porque é dia de lembrarmos com mais fervor de Jesus, o senhor dos Passos. Serão horas de adorações, celebrações, de momentos de clamor, louvores, clamar a Deus pela cura, libertação, transformação e por tudo que Deus tem feito por nós e nossa cidade”, disse o padre Sandro Henrique.

Após as 24h com Jesus, a paróquia promoverá uma carreata transladando a imagem mais antiga do Senhor Bom Jesus dos Passos. De acordo com informações do ‘livro do tombo’, ela chegou ao município provavelmente em 1823, ofertada pelo fazendeiro Domingos Passos e amigos. O trajeto contemplará todas as outras oito paróquias da cidade, passando em frente às igrejas matrizes, além do santuário Santo Anibale Maria de Francia, no Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos, e da capela do Carmelo São José.

No final da carreata, haverá benção das famílias que estiverem em seus veículos e a coleta especial em prol da paróquia Senhor dos Passos. “Os fiéis que forem participar do evento deverão estar nos seus veículos com máscaras e apenas quatro pessoas da mesma família”, alertou o pároco. Em razão da pandemia, a principal igreja matriz de Passos estará fechada ao público

As celebrações religiosas alusivas ao dia do padroeiro tiveram início com a novena, ocorrida de 28 de julho a 5 de agosto. Em todos os dias houve a oração do meio-dia, adoração ao Santíssimo Sacramento, terços da Misericórdia, Mariano e a santa missa, que foi presidida por diferentes padres da cidade.

No dia 3 de abril deste ano, completou-se 180 anos de criação da paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos, a primeira do município. Vários eventos religiosos comemorativos foram realizados e transmitidos pelas redes sociais.