Destaques Geral

Detran retoma provas para obtenção da CNH

6 de julho de 2020

Foto: Arquivo FM

PASSOS – Após mais de 90 dias de suspensão, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran – MG) retomou a aplicação das provas de legislação de trânsito para candidatos que desejam tirar ou reciclar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os exames são realizados em dias úteis pela Polícia Civil, nas instalações da Unidade de Atendimento Integrado (UAI).

Para conter a disseminação do novo coronavírus, foi estabelecido um protocolo de medidas para dificultar o contágio pela doença. O documento se aplica aos avaliados e aos profissionais que fiscalizam o teste, visto que todos devem fazer o uso obrigatório de máscaras e álcool em gel, além de respeitar a orientação para distanciamento mínimo de dois metros entre cada pessoa.
De acordo com a chefe da Divisão Estadual de Habilitação do Detran, Flávia Portes, o retorno dos exames visa os candidatos que já concluíram o curso teórico, para adiantar os serviços no setor.

Esta retomada deve fazer mais do que observar, mas seguir estritamente todos os protocolos de segurança. É fato que existe uma redução no quantitativo de marcações diárias, mas aos poucos esperamos que tudo volte à normalidade”, destacou a delegada.

A assessoria de comunicação do Detran esclareceu que o serviço foi liberado em todo o estado, no entanto, deve seguir as determinações da cidade em que estiverem sediadas.

Diante da autonomia dos municípios para gerirem suas circunscrições territoriais durante a pandemia, haverá cidades mineiras nas quais os alvarás de funcionamento poderão estar suspensos, de modo que, nesse contexto, caberá ao credenciado verificar se o município está autorizando o seu funcionamento em razão das peculiaridades locais”, informou.

Os candidatos aptos para a realização do teste devem ter concluído a carga de 18 horas no curso oferecido por um Centro de Formação de Condutores (CFC), registrado pelo órgão responsável. Com a aprovação no exame, o aluno é autorizado a passar pelas aulas práticas de direção.
Para marcar a prova, é necessário solicitar o agendamento com a autoescola em que o candidato possui matrícula ou diretamente pelo site www.detran.mg.gov.br.