Cidadania Destaques

Detentos produzem brinquedos

29 de dezembro de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

BELO HORIZONTE – Detentos do Presídio de São Joaquim de Bicas II, que fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte, produziram cerca de 400 brinquedos de madeira para distribuir no Natal entre crianças carentes.
Seis presos integram a oficina criada em parceria com o Conselho da Comunidade da Comarca de Igarapé.

Algumas máquinas e ferramentas foram disponibilizadas por empréstimo com prazos estabelecidos – em regime de comodato – para que o trabalho pudesse ser desenvolvido.

A madeira usada na fabricação das peças vem de doações e ou reaproveitamento de palets e dá origem, além de brinquedos, a peças decorativas.

A marcenaria teve início em 2019, quando a atual direção do presídio assumiu a unidade. Por conta da pandemia, as atividades ficaram paralisadas de março até o mês passado, quando foram retomadas.

Para o diretor do presídio, Fábio Moreira, as atividades na oficina de marcenaria trazem inúmeros benefícios tanto para os presos e seus familiares quanto para a sociedade.

Eles aprendem uma profissão, realizam um trabalho social e passam a influenciar de forma muito positiva o comportamento de outros detentos”, explica. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança (Sejusp) foi anfitriã do evento