Destaques Geral

Demanda por internet cresce 40% em Passos

Por Ézio Santos / Especial

11 de Maio de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – Na contramão de vários setores da economia nestes tempos de pandemia, que tiveram e ainda têm registros de queda de serviços especializados por causa do confinamento social, a demanda pela conexão de internet está em alta. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o crescimento foi gradativo, a partir da segunda semana de março, se estabilizando em um patamar acima de 40%, se comparado ao período anterior à covid-19, desde o início de abril.

Em Passos, ao menos duas empresas também estão convivendo com o aumento dos serviços relacionados à rede global de computadores, inclusive a telefonia móvel. Para Leandro Santos, gerente regional da Master Internet em Passos, empresa instalada no município de Divinópolis, o período de luta contra a covid-19 tem sido um grande desafio para a empresa, assim como para todo o mercado. “O cenário impulsionou significativamente a procura por conexão, bem como nosso empenho e investimento na entrega desses serviços nas 77 cidades de atuação”,
afirmou.

Leandro disse que o isolamento social evidenciou o sistema global de redes de computadores interligadas que utilizam um conjunto próprio de protocolos com o propósito de servir progressivamente usuários no mundo inteiro como serviço essencial.

Com a população em casa, trabalho e estudos dependem de uma boa conexão, e para superar esse momento de tensão, nos divertimos assistindo filmes e séries ou jogando games. São atividades de consumo intenso de internet, onde verificamos um aumento em torno de 30% na utilização de banda”, salientou.

“Atuar como serviço essencial durante a pandemia significa continuar 100% operacional em todas as atividades, se adaptando a esses novos desafios e priorizando, antes de tudo, a segurança de nossos colaboradores. São diariamente distribuídas centenas de máscaras e itens de higienização entre nossos colaboradores, atentos às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os times internos, sejam administrativos ou de atendimento, foram realocados para estruturas seguras com o devido espaçamento. Todos os colaboradores que estão em algum tipo de grupo de risco foram encaminhados ao home office. Estamos cientes de nossa importância durante essa crise e empenhados em proporcionar à população internet de qualidade, sempre zelando pela segurança e saúde de nossos colaboradores”, explicou Leandro.

Vmax

A diretora da Vmax Telecom, Solange Menezes, comentou que houve crescimento acentuado em toda a área de atuação não só de internet, mais também de telefonia.

A demanda no consumo de links aumentou em torno de 40%, e consequentemente, o número de clientes, porém o setor da nossa empresa que mais teve impulso nos últimos meses foi o sistema de telefonia porque tem muita gente fazendo home office e internet, e dispomos de um aplicativo diferenciado no mercado e absorvido muito bem pelas empresas, que é o Vmaxfone, que concentra todas as linhas telefônicas do estabelecimento no celular do cliente. Assim, mesmo em home office, as empresas continuam recebendo e fazendo ligação normalmente”, revelou.

Ainda de acordo com Solange, na área de atuação via internet, ultimamente a Vmax só trabalha com conexão através de fibra óptica, ou seja, 100% dos clientes em Passos recebem este tipo de tecnologia. A sede da empresa fica em Itatiba (SP) e atende dez municípios, incluindo Minas Gerais.