Destaques Geral

Delegacia fluvial capacita operadores de embarcações em Capitólio

Carlos Renato Souza

24 de julho de 2021

Foto: Divulgação

A Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas), em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de Capitólio, capacitou cinco servidores como agentes Especiais para Tripulação de Embarcações de Estado do Serviço Público (ETSP). O curso foi ministrado entre os dias 28 de junho e 2 de julho, com 40 aulas teóricas e práticas por instrutores do DelFurnas, de São José da Barra, com disciplinas de navegação, controle de avarias, primeiros socorros e conhecimentos fundamentais para que os agentes possam conduzir, com segurança, as embarcações em rio, lagos e lagoas onde operam. Os novos agentes foram diplomados no dia 15 deste mês e já exerce as suas funções.

De acordo com a Assessoria de Imprensa de Comando do 1º Distrito Naval do Rio de Janeiro, a Delegacia cumpre o calendário de cursos do Programa do Ensino Profissional Marítimo (Prepom) aprovado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) para a formação e capacitação de aquaviários. O curso ETSP visa formar habilitar servidores para poderem operar embarcações de instituições públicas, por meio de solicitação dos interessados e de acordo com a disponibilidade de atendimento pela DelFurnas.

A certificação dos alunos permitirá conduzir embarcações pequenas, como lanchas e motos aquáticas e que são utilizadas para realizar a fiscalização do cumprimento das leis municipais em águas interiores. Os pontos turísticos da orla fluvial de Capitólio, como os Cânions, Lagoa Azul, Cachoeirinha da Ilha, e a Ponte do Rio Turvo, serão visitados pelos novos agentes.