Destaques Quinta Coluna

De papo pro ar

Por Cesar Tadeu

8 de janeiro de 2021

2021 está só começando, por isso mesmo ainda é tempo de conferir nas agendas, calendários e afins, os feriados nacionais e municipais, simples e/ou da espécie “feriados prolongados”. De modos que, segundo o calendário oficial de 2021, o ano terá nove feriados nacionais, mais dois feriados municipais (o aniversário da cidade e o Dia do Padroeiro), sem entrar nessa conta o Carnaval e Corpus Christi que, saibam, bugrada, não são feriados nacionais e não contam nessa conta.

***

Dos feriados nacionais n a safra deste ano, só dois deles serão prolongados: a Sexta-feira da Paixão de Cristo (que continua caindo numa sexta-feira, no caso de 2021, nos dias 2, 3 e 4 de abril (sexta a domingo). E a Proclamação da República, já quase no final do ano, que vai cair numa segunda-feira …15 de Novembro. Um único feriado, dos clássicos, vai cair em um final de semana: o 1º de Maio, o Dia Mundial do Trabalho, em 2021 será num sábado.

***

Carnaval e Corpus Christi não são feriados nacionais e, no oficial, são considerados pontos facultativos (no serviço público federal, por exemplo, portaria publicada no “Diário Oficial da União”, no finalzinho do ano passado, oficializou o fato.

***

Atire a primeira agenda quem aí souber de alguma cidade, entre todos os 5. 568 municípios tupiniquins, mais o Distrito Federal, onde Carnaval e Corpus Christi não sejam considerados feriados-com-ponto-facultativo.
Ah, sim, às datas: o Carnaval é pra daqui a pouco, nos dias 15 e 16 de Fevereiro (segunda e terça-feira). Em alguns lugares a emenda acaba em um super-feriadão prolongado: de 13 a 16 de fevereiro (Carnaval), mais meio expediente (só à tarde) da Quarta-feira de Cinzas, 17 de Fevereiro; Corpus Christi, também continua sendo uma quinta-feira, em 2021, no dia 3 de junho.

***

Ainda na lista de feriados nacionais em 2021 constam o 21 de abril (quarta-feira), Dia de Tiradentes; o 7 de setembro (terça-feira), do 199º ano da Independência do Brasil; o 12 de Outubro (terça-feira), Dia da Padroeira Nossa Senhora Aparecida; 2 de Novembro (terça-feira), Finados e 25 de Dezembro (domingo), Natal.

***

Para os passenses, acrescente-se à lista o 14 de Maio (Dia da Cidade) e o 6 de Agosto (Dia do Padroeiro Senhor Boim Jesus dos Passos). Ambos – e para não esquecer mais -, caem sempre no mesmo dia da semana.No caso deste ano, numa sexta-feira.

Hmmm, então mais dois finais de semana prolongados por aqui!?!

***

Para quem ainda não se cansou de dias mais parados ou totalmente parados, de isolamento e distanciamento social, sem teatro, cinema, shows, exposições, bares e restaurantes funcionando a meia-boca, praias, clubes e academias sem aglomeração e a sempre possibilidade de lockdown e consequências afins em função do velho-novo coronavírus, felizes feriados nesse Ano Novo!

***

O passense senador mineiro Rodrigo [email protected] (DEM) é o nome da vez, cotado para ser o próximo presidente do Senado. O parlamentar, que doutra feita, veio a público para apoiar o nome do atual presidente da Casa e colega de partido, Davi Alcolumbre (DEM-AP), agora é o nome apoiado pelo atual presidente da Casa e colega de partido, Davi Alcolumbre para a sua sucessão na casa. Pesou a favor do nome de Pacheco o fato de Davi Alcolumbre buscar um nome com bom trânsito com o Executivo, com senadores de esquerda e de direita, mas que tenha perfil independente. Além disso, o líder do Democratas é velho conhecido do atual presidente do Senado. A disputa final na casa acontece no dia 1º de fevereiro.

Pacheco foi deputado federal por Minas, é o atual presidente do DEM no Estado e líder do partido no Senado, onde está em seu primeiro mandato. Foi eleito em 2018 com pouco mais de 3,6 milhões de votos – e foi o majoritário na sua categoria aqui in Passos, obviamente. Enquanto deputado, presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal durante a administração do ex-presidente Michel Temer (MDB) e também no período em que a Casa analisou denúncias contra o emedebista…

…enquanto senador, Rodrigo Pacheco foi relator da Lei de Recuperação Judicial e Falência, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em dezembro. Mais recentemente, ele também apresentou um projeto que estabelece um novo prazo para que empresas afetadas pela pandemia de coronavírus possam renegociar as dívidas. E, sim, ele é 100% pela causa de uma cota mínima para os lagos de Furnas e de Peixoto. Aguardem os próximos capítulos.

VerãoSangueAzul #sangue azul #verão #dudalina #richards #beagle #vrcollezioni #dtajeans #sergio’s #highstil #sangueazulhomem #avenidadamoda

“Direto da Redação”, o jornalista e ex-Pholha, Daniel Polcaro, analisa e manda ver que “Passos e região podem ter sua maior vitória política da história.” Polcaro diz que o nome de Pacheco está consolidado para a disputa à presidência do Senado e conta com o apoio da segunda maior bancada na casa, a do PSD…

…A semana começou com reuniões entre Pacheco e nomes fortes do PSD, como o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil e o outro senador por Minas, o ex-governador Antônio Anastasia. Rodrigo Pacheco como presidente do Senado Federal representaria certamente a maior vitória política de Passos e região em toda história, afinal, trata-se de um dos cinco cargos públicos mais importantes do país

Nos bastidores, o presidente Bolsonaro (sem partido) está apoiando a candidatura de Rodrigo Pacheco para a presidência do Senado.O ‘Painel’, da “Folha de São Paulo” na edição de ontem, inclusive afirma que Davi Alcolumbre age com a ‘procuração’ do presidente. De acordo com o portal “G1”, há acenos também de que até o PT venha a apoiar Pacheco. Correndo noutra raia, o PSDB pode formar aliança inédita com o MDB, que tem quatro nomespara a presidência do Senado: Eduardo Braga (AM), Simone Tebet (MS), Fernando Bezerra (PE) e Eduardo Gomes (TO).

Existem várias formas de sentir e interpretar uma poesia. O emocionar da arquiteta Juliana Medeiros ao ler poemas de Portinari ganhou expressão com a Coleção Nuances da Natureza, da Cerâmica Portinari. Uma inspiração vinda de um dos maiores pintores brasileiros, que também foi um grande poeta. A sensibilidade sentida em cada detalhe é uma arte. A arte da Cerâmica Portinari expressa em cores, formatos, formas, texturas e relevos é uma exclusividade da PontoBello Acabamentos. A primeira butique de pisos e revestimentos em Passos e região estã na rua Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

Pelos lados da UEMG-Passos, a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Universidade do Estado de Minas Gerais estabeleceu e publicou normas para o processo de seleção de candidatos ao curso de Mestrado Profissional em De-senvolvimento Regional e Meio Ambiente para o ano letivo de 2021…

…O mencionado mestrado, Turma 1º/2021, na UEMG-Passos, terá a coordenação da professora doutora Rita de Cássia Ribeiro Carvalho.O edital de seleção está na praça e as inscrições, já abertas, podem ser feitas até o próximo dia 18 de janeiro de 2021. Para mais informações, contatos pelo 35/3526-8880, pelo e-mail:

[email protected] ou na página do programa: http://mestrados.uemg.br/ppgdrma

Já na área do curso de Medicina da Faculdade Atenas Passos, desde terça-feira 5 e até o próximo dia 15 de janeiro, a Comissão Própria de Avaliação/CPA da Faculdade Atenas Passos, está realizando mais uma avaliação acadêmica e institucional relativa ao semestre letivo.

A CPA tem por objetivo conduzir o processo de avaliação interna da instituição, de sistematização e de prestações de informações ao INEP. Em video institucional, a representante do corpo docente da CPA, professora Camila Piantino, faz o convite aos estudantes da Atenas Passos para participarem dessa avaliação.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta da Covid-19. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Leocádia Silva Dias, Viviane Eugenia, Letícia Pereira, Lilian Silva Davi Markis, Kellycristina Abrão, Izabela Diego, Josiel Karina, Ingrid Rayane, Lediane Aranha e Elaine de Fátima da Mata foram os contemplados com dezenas de prêmios no quinto e último sorteio semanal de prêmios da campanha “Natal ACIP 2020 – o Natal da Esperança!”, realizado no dia 30 de dezembro passado. Mas o “Natal da Esperança” da Associação Comercial e Industrial de Passos ainda não acabou: na quinta-feira, 14 de janeiro, acontecerá o sorteio final, a partir das 14h, no Auditório Odilon Silva, da ACIP, quando todos os cupons preenchidos ao longo da campanha serão jogados pra cima, para daí ser retirado o ganhador de um Fiat Mobi 0km. Tudo transmitido ao vivo e em tempo real pelo Facebook da ACIP.

Antes, já quase fechando o último mês de dezembro, o presidente Renato Mohallem Santiago, da Associação Comercial e Industrial de Passos, foi um dos homenageados pela Federaminas – a poderosa Federação das Associações Comerciais e Empresariais das Minas Geraes -, recebendo do presidente Valmir Rodrigues da Silva o certificado “Mérito Empresarial – Herois e Heroínas 2020” em reconhecimento por sua luta pela causa do comércio e da indústria in Passos, em um ano de desafios e dificuldades no atacado e também no varejo.

Desabilitados, desacreditados, desprivilegiados, desvalorizados, desenganados e, porque não, desbravados artistas passenses, desencantados com os desvios de rumo da Lei Audir Blanc aqui n’Ardeia, se reuniram e agora são a “Liga da Justiça”, em busca de maiores esclarecimentos e até posicionamentos acerca de tal a Lei Emergencial Federal. Que, por aqui, em trabalhos conduzidos pela Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico na gestão 2017/2020 conseguiu mesmo foi dividir o imbroglio em dois…

…O que poderia ter sido recursos emergenciais em dobro e ganhos dobrados para as artes e a cultura local, não menos, para a classe, acabou por se tornar uma devolução em dobro de recursos: R$ 173 mil para o município + R$ 234 mil para a União = a menos R$ 407 mil a menos circulando na economia da cidade…

…Entre os vários artistas locais proponentes aos recursos da Lei Emergencial Federal Aldir Blanc, compõem a “Liga da Justiça”, Adriana Dias, Flávio Gonçalves de Souza, Diego De Simoni, Durex, Edinho Santa Cruz, Giovani Lima, Maria Helena Ferreira, Junior Ribeiro Crystiano, Nathany França, Junior Cristina, os irmãos Lui e Lupen Freitas, Renato Flor, Rodrigo Rocha, Saulo Machado, Ramon Pitter, Denilson Leocádio Lopes e outros.

Live pra todo mundo, todos os gostos, live para o começo de um novo ano. E nada melhor do que a música para canalizar boas energias!Acreditando na causa, Edinho Santa Cruz protagonizou live em grande estilo, ao meio-dia do primeiro dia de 2021, para dar as boas-vindas a ano novo.

É verão! Yákara Piotto faz a linha sereia em praia do guarujá/sp… …enquanto Allan Patrick vai de banho de cachoeira nas cachoeiras que enfeitam essa porção do sudoeste das geraes…

Em família, Edelweiss Lemos, a filha Sophia e o darling Fernando Holz (na photo, com a sobrinha Bárbara e a sobrinha-neta Clarinha) trocam o frio polar de Massachusetts/usa, por temporada de sol de verão no hemisfério sul

Jornalista há mais de 20 anos, apresentadora de eventos e vídeos corporativos, Adriana Bittar é a mais nova fâ da moda Nova d. A blogueira de Viagens do @casalmalaoficial, conheceu a marca em dezembro e já está usando seus looks para o trabalho