Destaques Geral

De olho na MP 1045, empresários procuram contadores

Por Talita Souza / Especial

5 de Maio de 2021

Foto: Site EBC

PASSOS – Com a aprovação da Medida Provisória (MP) 1045, que institui o Novo Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e Renda, empresários e microempresários de Passos estão procurando escritórios de contabilidade para ter acesso aos benefícios do programa. De acordo com Antônio de Pádua Cardoso, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Passos e Região (SindCont), a maioria dos interessados é formada por representantes de empresas que fizeram uso da MP 936 no último ano.

Houve uma procura nos escritórios de contabilidade sobre informações sobre este assunto, principalmente pelas empresas que usaram este benefício no ano passado”, afirma.

Ainda de acordo com o presidente do SindCont, a demanda de consultas e serviços contábeis para a aplicação dos benefícios está menor se comparada ao último ano.

Até agora, conforme me foi passado pelos colegas contadores, a procura pelo benefício diminuiu em torno de 50%, por conta que a maioria fez ajustes em seus quadros de funcionários, trabalhando com um menor número de colaboradores. Mas em quantidade de empresas eu não saberia informar. As empresas estão se adaptando à crise sanitária, que completou um ano em março”, disse.

A MP 1045 é referente ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), do Governo Federal, e entrou em vigor no último dia 28. A previsão é de que o programa atinja, pelo menos, 4 milhões de trabalhadores e o Governo Federal estima gastar cerca de R$10 bilhões com a reedição da medida.

As novas regras do programa permitem a suspensão de contratos de trabalho e redução na jornada e salário de funcionários. A negociação deve ser realizada entre o empregador e o trabalhador, a jornada de trabalho pode ser reduzida em 25%, 50% ou 70% com redução proporcional no salário. As medidas devem valer por até 120 dias.