Destaques Variedades

Dançarina passense participa de competição internacional

13 de agosto de 2020

A dançarina Nathany França, que conquistou o segundo lugar no ‘Oriental Congress’, online edition – Festival de Danças Árabes 2020. / Foto: Divulgação

A dançarina Nathany França vai representar Passos na Competição internacional ‘Unidos por La Danza’, no próximo domingo, 16, em Monte Buey, na Argentina. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, neste ano a prova passou para o modo virtual.

De acordo com Nathany, o evento é realizado na Argentina e é avaliado por grandes nomes da dança de vários países, dos mais variados estilos de dança árabe. A competição é organizada pela dançarina argentina Marah Saleh e a brasileira Carol Hafsa.

Eu optei por fazer um samba arábia, usando percussão com toque árabe com o auxílio de um instrumento tanto utilizado pela cultura árabe quanto pela brasileira, o pandeiro. Gravei, mandei e fui classificada para a final, que acontece no domingo”, disse Nathany.

Nathany dança música árabe desde a infância. Hoje, aos 30 anos ela conta que, profissionalmente atua há 13 anos, como professora de dança árabe, mas que, de forma amadora, já contabiliza 24 anos. Sobre o processo de seleção, a passense explica que, por participar de vários campeonatos como profissional, dentre eles um dos mais famosos, que é o Mercado Persa, no qual ficou com uma das primeiras colocações, ela foi vista por Carol Hafsa, que a convidou a ser uma das três dançarinas a representar o Brasil na competição.

Já participei e ganhei vários campeonatos, porém, representando o Brasil é a primeira vez. Ao participar do campeonato Pérolas do Oriente, um festival bastante famoso no meio de danças árabes, a Carol assistiu a um vídeo de um solo que eu havia feito e me convidou para representar o Brasil neste da Argentina. Foi especial. Não foi igual acontece no geral em que me inscrevo. Penso que esta é uma forma de ter meu trabalho já reconhecido. Considero que foi a melhor apresentação que fiz até hoje. O tempo de apresentação tem 3 minutos e 54 segundos. E, quanto ao fato de ganhar, estou confiante, mas só de participar desta forma já é um prêmio para mim e para a arte árabe que fazemos em Passos”, salientou Nathany.

O evento contou com 25 concorrentes na categoria amadora e 25 profissionais de todo o mundo. A premiação serão vouchers de aulas no Festival Pérolas do Oriente 2021 Brasil. Voucher de aulas em Hathor Festival 2020 on line Brasil e uma vaga no Show de Gala do Maravilhoso Bell Ville Oriental Argentina ao lado do maestro Mário Kirlis, incluindo aulas no mesmo festival.