Destaques Variedades

Dançarina passense fica em 3º lugar em competição na Argentina

Por Adriana Dias / Da Redação

18 de agosto de 2020

A dançarina Nathany França, que conquistou o segundo lugar no ‘Oriental Congress’, online edition – Festival de Danças Árabes 2020. / Foto: Divulgação

“Gritei, ri, chorei.” Foi este o misto de sensações que a dançarina Nathany França disse ter vivido no final da tarde deste domingo, 16, quando seu nome foi anunciado para subir no podium virtual como a 3ª colocada da Competição internacional ‘Unidos por La Danza’, em Monte Buey, na Argentina. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, neste ano a prova passou para o modo on line.

De acordo com Nathany, o evento é realizado na Argentina e é avaliado por grandes nomes da dança de vários países, dos mais variados estilos de dança árabe. A competição é organizada pela dançarina argentina Marah Saleh e a brasileira Carol Hafsa.

Eu optei por fazer um samba arábia, usando percussão com toque árabe com o auxílio de um instrumento tanto utilizado pela cultura árabe quanto pela brasileira, o pandeiro. Gravei, mandei e fui classificada para a final, que aconteceu no domingo”, disse Nathany.

Nathany dança música árabe desde a infância. Hoje, aos 30 anos ela conta que, profissionalmente atua há 13 anos, como professora de dança árabe, mas que de forma amadora já contabiliza 24 anos. Sobre o processo de seleção, a passense explica que, por participar de vários campeonatos como profissional, dentre eles um dos mais famosos, que é o Mercado Persa, no qual ficou com uma das primeiras colocações, ela foi vista por Carol Hafsa, que a convidou a ser uma das três dançarinas a representar o Brasil na competição.

Já participei e ganhei vários campeonatos, porém, representando o Brasil é a primeira vez. Ao participar do campeonato Pérolas do Oriente, um festival bastante famoso no meio de danças árabes, a Carol assistiu a um vídeo de um solo que eu havia feito e me convidou para representar o Brasil neste da Argentina. Foi especial. Não foi igual acontece no geral em que me inscrevo. Penso que esta é uma forma de ter meu trabalho já reconhecido. Considero que foi a melhor apresentação que fiz até hoje. O tempo de apresentação tem 3 minutos e 54 segundos. Só de participar desta forma, já é um prêmio para mim e para a arte árabe que fazemos em Passos”, salientou Nathany.

O evento contou com 25 concorrentes na categoria amadora e 25 profissionais de todo o mundo. A premiação serão vouchers de aulas no Festival Pérolas do Oriente 2021 Brasil. Voucher de aulas em Hathor Festival 2020 on line Brasil e uma vaga no Show de Gala do Maravilhoso Bell Ville Oriental Argentina ao lado do maestro Mário Kirlis, incluindo aulas no mesmo festival.