Destaques Esporte

Cruzeiro enfrenta o Paraná no Mineirão

30 de outubro de 2020

Raposa busca vitória para evitar pontuação inferior à do turno da campanha do rebaixamento. / Foto: Divulgação

BELO HORIZONTE – Na 18ª colocação da Série B do Campeonato Brasileiro, com 17 pontos, o Cruzeiro busca a vitória sobre o Paraná para evitar pontuação inferior à do turno da campanha do rebaixamento no ano passado. O duelo ocorre nesta sexta-feira, 30, às 21h30, no Mineirão.

A Raposa está na zona de rebaixamento da Segunda Divisão, com seis vitórias, cinco empates e sete derrotas. Vale lembrar que o clube celeste começou a competição com seis pontos negativos devido a uma punição da Fifa.
Se empatar com o Paraná, o Cruzeiro iguala a pontuação do turno no ano passado, quando conseguiu fazer 18 pontos. Em 2019, o time mineiro teve quatro vitórias, seis empates e nove derrotas até a metade da Série A.

Depois de ser rebaixado de forma inédita para a Série B, o Cruzeiro corre o risco de jogar a Terceira Divisão do futebol nacional no ano do centenário. O Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estima que a probabilidade de queda da Raposa é de 44%.

As chances de voltar à elite são muito pequenas. Segundo a UFMG, a Raposa tem 1,1% de subir. Conforme o departamento, um clube com 63 pontos tem mais de 99% de probabilidade de conseguir o acesso. Para chegar a esta pontuação, o time celeste precisa de 46 pontos em 20 jogos.