Destaques Esporte

Cruzeiro e Tombense querem quebrar tabu na final do Mineiro

7 de Maio de 2021

Desde 2004, quando o Estadual passou a contar com semifinais, nenhuma equipe que perdeu o confronto de ida conseguiu reverter a situação. / Foto: Divulgação

BELO HORIZONTE – No próximo fim de semana, Cruzeiro e Tombense tentarão quebrar uma escrita que perdura por todo o século 21 no Campeonato Mineiro. Desde 2004, quando o Estadual passou a contar com semifinais em seu modelo de disputa, nenhuma equipe que perdeu o primeiro confronto conseguiu avançar à grande decisão.

No último fim de semana, Cruzeiro e Tombense foram derrotados por América e Atlético, respectivamente, nas partidas de ida das semifinais do Campeonato Mineiro. A Raposa perdeu para o Coelho por 2 a 1, de virada, no Mineirão, em Belo Horizonte, enquanto o Carcará foi superado pelo Galo por 3 a 0, no Independência, também na capital mineira.

Ao Cruzeiro, não basta uma simples vitória sobre o América no próximo domingo, 9. Por ter ficado atrás do rival na primeira fase do Estadual, a Raposa precisa vencer o Coelho por dois gols de diferença no Independência. Essa dura missão se torna ainda mais complicada tendo em vista o retrospecto da equipe de Lisca, que só foi batida por dois tentos de diferença em três oportunidades desde que o gaúcho assumiu o comando – em janeiro de 2020.

Por sua vez, a tarefa do Tombense é ainda mais dura. O time do interior mineiro precisa golear o Atlético por quatro gols de diferença – três não bastam, já que o Galo teve a melhor campanha da primeira fase e possui a vantagem de jogar por uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo.

Historicamente, o cenário não é favorável para os dois clubes que buscam reverter as desvantagens na atual edição do Mineiro. Dos 34 confrontos de semifinais disputados no século, 24 terminaram com equipes vencedoras nas partidas de ida. Nenhum desses times foi sequer derrotado nos confrontos de volta. Cruzeiro e América se enfrentarão no próximo domingo, 9, às 16h, no Independência, em Belo Horizonte. Antes disso, no sábado, 8, às 16h30, o Atlético recebe o Tombense no Mineirão, também na capital mineira.