Destaques Política

Cresce o número de mulheres eleitas

21 de novembro de 2020

PASSOS – Na região, 44 mulheres foram eleitas para o Legislativo e seis, para o Executivo, nas eleições municipais de 2020. Alpinópolis, Capitólio, Claraval, Delfinópolis, Itaú de Minas, Monte Santo de Minas e Pratápolis elegeram três mulheres para o Legislativo, sendo os municípios com mais vereadoras eleitas.

Em Bom Jesus da Penha, Carmo do Rio Claro, Itamogi, Passos e Vargem Bonita, duas mulheres foram eleitas para o Legislativo. Capetinga, Cássia, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Ibiraci, Jacuí, Nova Resende, Piumhi, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas e São Sebastião do Paraíso elegeram apenas uma vereadora. Já Capitólio, Delfinópolis, Ibiraci, Jacuí e Pratápolis elegeram mulheres para cargos no Executivo. São Tomás de Aquino, porém, foi o único município da região que não teve nenhuma mulher eleita para um cargo em algum dos dois poderes.

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 15,7% dos eleitos nos pleitos municipais de 2020, no Brasil, são mulheres: 2,3% a mais do que nas eleições anteriores. Em Minas Gerais, o número de candidatas eleitas foi de 13,3% – um aumento de 2,8% na comparação com 2016.

O partido que mais elegeu mulheres para o Legislativo, na região, foi o Partido Socialista Brasileiro (PSB), com seis vereadoras, seguido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e do Partido Socialista do Brasil (PSB), com cinco. O Solidariedade elegeu quatro, enquanto o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Progressistas (PP) conseguiram três. O Democratas (DEM), Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Liberal (PL) e Avante elegeram duas. Já o Partido Democrático Trabalhista (PDT), o Cidadania, o Republicanos e o Partido Social Liberal (PSL) tiveram apenas uma vereadora eleita.

Os partidos que elegeram mulheres para cargos no Executivo, na região, foram: PL, em Pratápolis; PP, em Capitólio; Solidariedade e MDB, em Delfinópolis; Partido Verde, em Ibiraci; e PSD, em Jacuí. Em Pratápolis, a atual prefeita, Denise Neves, foi reeleita. Em Capitólio e Ibiraci foram eleitas, respectivamente, Ângela Maria dos Santos Leite, a Ângela do Zé da Prata, e Maele Ribeiro – ambas para o cargo de vice-prefeita. Em Jacuí, foi eleita Maria Conceição dos Reis Pereira, a Di Professora, para o cargo de prefeita. Em Delfinópolis, a atual chefe do Executivo, Suely Lemos, foi eleita junto com a sua vice, Maria Beatriz Pinto de Almeida, a Bia do Depósito.