Destaques Geral

Credicitrus incorpora Sicoob Credicoonai

5 de novembro de 2020

Foto: Sicoob Crediconai

PASSOS – A cooperativa de crédito Credicitrus já concretizou, oficialmente, a incorporação do Sicoob Credicoonai, sediado em Ribeirão Preto (SP). A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) conjunta, que selou o acordo entre as duas entidades, foi realizada virtualmente, no último domingo, 1º.

O presidente do Conselho de Administração da Credicitrus, com sede em Bebedouro (SP), Marcos Lourenço Santin, ressalta que essas conquistas fortalecem e ampliam as principais características da marca, como a solidez, a gestão profissional e o crescimento sustentável, além de fomentarem o cooperativismo.

A operação não só torna a Credicitrus maior, como contribui para torná-la ainda melhor, em benefício das comunidades em que atua e de todos os cooperados de seu quadro atual e dos que nele vierem a ingressar”, disse.

De acordo com o CEO da Credicitrus, Walmir Fernandes Segatto, a incorporação ajudará no crescimento da cooperativa.

Com isso, a nossa instituição financeira ampliará e diversificará seu quadro de cooperados atuantes não somente na cadeia do agronegócio, como nas demais atividades dessas regiões, com ganhos de escala e diluição de custos. A incorporação contribuirá para acelerar nossa expansão, mantendo nossos níveis elevados de qualidade de atendimento, eficiência operacional e, principalmente, de segurança. Além disso, essa operação inédita, pelo valor envolvido, fortalece nosso modelo de negócio”, afirmou.

Ainda segundo Segatto, “a incorporação vai ao encontro do plano estratégico de expansão da nossa cooperativa, pois todos os municípios nos quais a Credicoonai tem postos de atendimento estão na área geográfica em que a Credicitrus tem interesse estratégico”.


História

A Credicitrus foi fundada em 14 de setembro de 1983 por 24 produtores rurais de Bebedouro (SP) e Monte Azul Paulista (SP), sob a liderança de Walter Ribeiro Porto e Leopoldo Pinto Uchôa. Desde o início, teve sua sede em Bebedouro. A instituição foi constituída para ser o braço financeiro da Coopercitrus (então Cooperativa dos Cafeicultores e Citricultores de São Paulo, hoje Cooperativa de Produtores Rurais), fundada em 1976 e que, então, já era uma das maiores e mais fortes cooperativas agropecuárias do Brasil.

Suas primeiras unidades foram instaladas nas lojas desta cooperativa, à qual permaneceu vinculada até 1997, quando foi constituído o Banco Cooperativo do Brasil. Teve início, nesse ano, seu programa de expansão, passando a ocupar unidades autônomas nos municípios em que se instalou. Hoje possui 72 unidades físicas – são, ao todo, 68 Postos de Atendimento (PA) de abrangência nacional (mais 38 da Credicoonai) e quatro escritórios em 63 municípios dos estados de São Paulo e Minas Gerais, além de um ponto digital (100% online).