Destaques Quinta Coluna

Cortina final

29 de julho de 2020

Não teve para o velho/novo coronavírus-19: mesmo com essa praga (ou seria peste?) o “4°Festival Nacional de Teatro de Passos” aconteceu. Literalmente! Tudo bem, foi lá uma edição “Em Casa”, on line. Mas aconteceu!

As cortinas do maior evento cultural do Sudoeste das Minas Geraes, abertas no domingo, 19 de julho, foram fechadas no domingo passado 26, em dia de votação e premiação da mostra competitiva do evento.

***

11 espetáculos foram seleciona-dos para esta edição on line do festival. Na ribalta eletrônica do FNTP foram 7 bate-papos/oficinas com atores, educadores, diretores e dramaturgos premiados, mestres e doutores em variadas teorias e práticas do Teatro. Mais outros 11 bate-papos reunindo representan-tes dos grupos participantes da mostra, ancorados por Graça Vello-so – mediador dos debates.

Tudo, uma pena, pelo Insta-gram @fnteatropassos

***

Em números computados pe-los canais YouTube + Instagram + Facebook + o site fnteatropassos, foram registrados 67.604 impres-sões; mais de 8 mil visualizações e 66 mil minutos de FNTP as-sistidos.

***

Para a escolha do melhor espetáculo nesta edição “Em Ca-sa”, a organização do “4° Festival Nacional de Teatro de Passos” não definiu qualquer critério técnico e deixou a escolha do melhor espetáculo por conta do público.

A votação no domingo do último dia do evento aconteceu das 8h às 17h, pelo www.festival teatropassos.com: ás 8h1min27seg o primeiro voto já havia sido com-putado!

Foram cerca de 18.300 votos. Com 5.852 votos (cerca de 32% do total), o espetáculo “Querida Ce-lie”, apresentado pelo grupo Espa-ço Núcleo, de Limeira/SP, foi o vencedor do virtualíssimo 4º FN TP e receberão o troféu – real – do evento que, nesse totalmente atípico 2020, homenageou o pro-fessor, diretor e ator Reinaldo Fonsêca Barbosa, tomando em- prestado seu nome para o prêmio.

***

E o Reinaldo Fonsêca Barbosa vai para…

…“Querida Celine” foi livremente inspirada em “A Cor Púrpura” no romance epistolar da premiada au-tora afro-americana Alice Walker (publicado originalmente em 1982 e que também virou filme em 1985, dirigido por Steven Spielberg.

***

A peça vencedora do 4º FNTP contou a história de uma menina de 14 anos na década de 1920, que sofreu abuso pelo pai de quem teve dois filhos; perde a capacidade reprodutiva; é separada dos filhos e de sua irmã, Nettie. Casa-se com um viúvo que a trata como escrava e companheira, mas que é apaixonado por uma sensual cantora de blues. Solitária, Célie compartilha sua tristeza em cartas, que é a forma que ela encontra para manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem.

***

No elenco – todo masculino, re-pararam? – de “Querida Celie” Ma-theus Gonçalves, Guilherme Cere-bel e Filipe Claudiano, dirigidos por Jonatas Noguel. Com produ-ção de Lucas Borges e Suelen Acosta.

Quem sabe em 2021 o enorme público de todas as edições do FNTP possa ver ao vivo e a cores a “Querida Celie” do Espaço Núcle-o, de Limeira.

Até a próxima e quinta edição do “Festival Nacional de Teatro de Passos”, de preferência, em edição presencial, com todos & todas, olhos nos olhos, atores e plateia.

***

Um Evoé final para todxs os de Evoé…ou não. Porque arte cura!

***

Santo e admirável mundo novo… ainda que meio apocalíptico! Em semana de Festa do Padroeiro – no caso, bugre, o Senhor Bom Jesus “dos Passos” – está no ar, via WhatsApp, o concorridíssimo grupo “Leilão Matriz Educandário” . Criado por padre Sandro Henrique, pároco da Paróquia e da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos, o grupo se destina única e exclusivamente à pessoas que queiram participar de um pra lá de animado leilão virtual em prol da Paróquia da Matriz, do Educandário Senhor Bom Jesus dos Passos e do HRC-Passos, dando lances e arrematando as prendas apregoadas. O leilão virtual será encerrado no dia 9 de agosto, quando também finda o movimentado grupo…

…Ah, sim: todo o montante arrecadado no moderno leilão virtual será irmanamente dividido entre as citadas partes: o HRC, a Paróquia da Matriz e o Educandário. Desde já, padre Sandro e padre Luisinho agradecem as participações, seja doando brindes, seja arrematando os brindes. Os brindes???

…Já foram apregoados & leiloados uma imagem do padroeiro Bom Jesus, um caminhão de areia, um combo recheado com Queijo Canastra e dois doces de leite, uma imagem de Nossa Senhora em murano, um pote de paçoca salgada, um litro de whisky, uma imagem da Pietá, um carneiro (vivo; tinha a opção de ser abatido), um fogão industrial, uma peça giratória em MDF e mosaico, um outro caminhão de brita, um kit com toalha e panos de prato artesanais, uma torta da Nonna Deja Culinária Gourmet… até a tarde de hontem o leilão virtual já somava mais de R$ 15.000,00 arrecadados e os brindes (mais os lances) não paravam de chegar – graças ao Padroeiro! De quebra, havia até uma, digamos, “lista de espera virtual” para quem quisesse entrar no grupo. Segue com o leilão!

No paralelo tem reza e benzeções, sim, na virtual “Festa do Padroeiro”, fariseus! Desde ontem – e até 5 de agosto – rola a Novena do Padroeiro; “No Encontro do Sim o Amor Fortalece em Nós” é o tema. Todos os dias, tem a Oração do Meio-Dia; ás 15h é hora de Adoração ao Santíssimo Sacramento e do Terço da Misericórdia; ás 19h tem reza do Terço Mariano, seguida pelas “Missas Comunitárias”, a de hoje a cargo da Catequese Infantil, Adolescentes e da Crisma, mais a Regional São Francisco…

…Amanhã a “Missa Comunitária” ficará por conta do pessoal do EAC, dos Acólitos e Coroinhas, mais a Regional São Marcos. Tudo on line, ó! céus, direto da Igreja Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos. Valei-nos, mundo novo!

Express Press

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de quarentena, stress viral, por conta de marido, filhos, gatos, papagaios ou sogros em geral, tudo sob o mesmo teto 24h por dia, semanas a fio. Acupuntura como tratamento, massagem como relaxamento, com atendi-mento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança no atendimento nestes dias de Covid-19. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agendamento pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Poe na conta da Covid-19! Depois de 23 anos de irrepreensíveis trabalhos para a arte da Dança em Passos e até na região, de inesquecíveis e altamente profissionais Festivais de Dança de sua Escola Passos de Dança, de participações especialíssimas em festas da cidade e eventos sociais públicos e particulares, o casal Ilídio Silva/Andrea Curi, mais as filhas Mariana e Fernanda estão de mudança para Beagá…

…O casal & família se despedem, via redes sociais, declarando “Nosso amor por vocês sempre será infinito e eterno … e por mais que agradecermos será pouco diante do que recebemos. Vamos sim sentir muita falta, muita saudade de vocês, vamos chorar demais e também vamos lembrar de vocês com muita alegria…foi uma honra imensa ter tido o apoio e a confiança de tanta gente que nos possibilitou viver nossos sonhos mais lindos por tanto tempo”. A recíproca é verdadeira, Andrea & Ilídio.

Em tempo: Andrea & Ilídio participam que transferiram a direção da iconográfica Escola Passos de Dança para outro casal “em quem confiamos a continuidade do nosso trabalho”, Maicon Coutinho e Kelly Vicente.

Ambientes com emoção – a Seleção Cerâmica Portinari, uma exclusividade da Ponto Bello Acabamentos para Passos e região – apresenta a Coleção Downtown: uma tonalidade moderna e urbana, em porcelanato HD, 90cm x 90cm, retificado, por R$ 84,90/m²…

…tem ainda a Coleção Momento: sofisticação traduzida pela neutralidade, em porcelanato GR Nat, 100cm x 100cm, retificado, por RS 119,90/m². A PontoBello Acabamentos abre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; aos sábados, das 9h às 13h. Tem o “Atendimento Ponto Bello” que pode ser agendado pelo 35/9-8899-8600. Ou na Lavras, esquina com Dr. Manoel Patti.

Yes, bugrada, amanhã tem live! Solidária ao Hospital Regional do Câncer de Passos, a “HRC e Você Juntos Pelo Amor Ao Próximo!” vai ter participação da banda Karisma, da dupla Luan & Rafael, de Breno Costa e vai servir também para apresentar a Campanha “Casa Amor 2021” – dessa vez valendo um apartamento todo pronto e decorado pelo arqui-star Leo Shehtman. “HRC e Você Juntos Pelo Amor Ao Próximo!” vai ter transmissão da web TV Passos, pelo Facebook e pelo YouTube da Santa Casa de Passos, com apresentação de Mário Jr, ás 19h. Se ligue.

Mais para agosto, o violonista clássico passense radicado in Beagá, Celso Faria, ao lado da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais (sob a regência do capitão Soares e do tenente Natividade), o multi-instrumentista Cilinho Siqueira, ..

…o flautista Silas das Mercês e o trio Coisa Nossa – leiam Cássio Vasconcelos, Hudson Gontijo e Sânzio Marques – protagonizam uma outra live pró Hospital Regional do Câncer de Passos e da Associação Querubins, entidades que prestam relevantes serviços à população das Minas Geraes.
Antes, no 31 de julho, o apresentador, jornalista e ator Pedro Leão pilota um bate-papo com o diretor, cenógrafo e figurinista carmelitano Gabriel Villela.

Agora nas lojas Preto & Branco todas as botas com 40% de desconto em 6x no cartão (enquanto durarem os estoques). Hora de conferir os produtos e levar para casa os melhores calçados, confortáveis e sofisticados. Na Avenida da Moda, no 3065 e também no 3104.

Live pra todo mundo e todos os gostos: já foram realizadas 8 palestras e 1 curso a bordo da 3ª edição do “+Educa Fitness”, com mais de 200 inscritos. Todas as atrações citadas aconteceram 100% online em plataforma específica. As palestras e cursos acontecerão até o dia 2 de agosto. Acesse www.maiseducaeventos.com.br e participe sem sair de casa!

A cassiense Babaya Morais também é da live! Junto com Anthônio Gomes Marra Jr, a mais famosa preparadora vocal do Brasil lançou, em live no último final de semana, o videoclipe da música “Andorinhas”. De Marcus Viana – o “Mago dos Sons e das Montanhas de Minas” -, filmado e produzido no estúdio Leve, “Andorinhas”…

…“é um ato de amor pela arte e pela preservação da vida. Um grito pelo respeito à tão bela natureza”, no caso a natureza no entorno e do vizinho Rio São Francisco.

Com a participação muito especial do pastor Gilberto Furtado, da Primeira Igreja Batista de Passos, hontem rolou uma live Cristã Beneficiente APAE-Independência Móveis. Mesmo com a pandemia, a APAE Passos é uma instituição que continua cuidando de seus usuários, até mesmo entregando algumas cestas básicas para famílias que dela dependem. Durante a live, doações a partir de R$10,00 habilitam o doador a concorrer a um jogo de jantar – mesa e cadeiras da Independência.

Uma oportunidade para compre-ender melhor o momento e saber como ficará o funcionamento das instituições de ensino nestes tempos de pandemia. Com a diretora do Colégio São Francisco/COC e vice presidente da ACIP Creide Ponçansini e o professor e doutor Anderson Jacob. Hoje,l às 19h30, na página da Associação Comercial e Industrial de passos/ACIP no Facebook.

O Inverno 20 na Sangue Azul é 30! 30% off nas melhores marcas, para homens com estilo. Sangue Azul, butique masculina – presente há 30 anos. Na Avenida da Moda.

Tem festival e concurso de Dança também acontecendo on line. E, é claro, que as bellydancers da Cia Carissa Bellydance estão participando/participaram, no sábado passado, d e um desses concursos on line. No Triângulo Mineiro, onde a atração da vez foi o Dancers Life, em Uberaba, organizado pelas professoras Andrea Gaia e Roberta Petres. A Cia Carissa Bellydance participou com 6 apresentações. E conseguiu 5 premiações. Foram 53 participantes só no quesito Dança Árabe…

…uma das bellydancers, a aluna do juvenil, Wanessa Caetano, ficou em 3º lugar na categoria e foi classificada para dançar em Buenos Aires em 2021. Na categoria infantil, Mayte Theodora ficou em primeiro lugar; Verônica Almeida em segundo; Dallyla Bergamin, em terceiro. A dupla composta por Sonya Faustino e Dany Almeida ficou em segundo lugar, na categoria. De quebra, a Cia carissa Bellydance recebeu nota 10 em todos figurinos.
…Um big Evoé! final para o Economart, o Pet Shop Nossa Senhora da Penha, a Acimove/Expô Móveis Rústicos de Passos. Vale do Céu, a Associação Amigos da Avenida (da Moda), Mundo dos Pijamas para o Bloco Deixa o Cuca Aí, para o Pintado d’Ouro, para a Hífen, Donna Gulla, para a SoHo Viagens, Pránáyáma Espaço de Saúde Corporal e Mental, M2 Eventos, Rádio Ind FM, IndSol TV e para esta Folha da Manhã.

***

A mais famosa preparadora vocal do Brasil A cassiense Babaya Morais (com Anthônio Gomes Marra Jr, no destaque) também é da live. E também do videoclipe. para a música “Andorinhas”, de Marcus Viana. Juntos, são todos pelo vizinho Rio São Francisco

***

Alguns são mais insubstituíveis que os outros! Depois de 23 anos de irrepreensíveis trabalhos na arte da Dança in Passos, o casal ilídio silva/Andrea Curi e filhas estão de malas prontas rumo á beagá. Poe na conta da Covid-19!

***

“Querida Celie” apresentado pelos rapazes do Espaço Núcleo, de Limeira/sp,
é o espetáculo vencedor do troféu “reinaldo Barbosa fonsêca, da quarta edição do “Festival Nacional de Teatro de Passos”. ano que vem tem mais, de preferência, em edição presencial, com todos & todas ao vivo e a cores. evoé!

***

Um vestido versátil e pronto para as elegantes em qualquer ocasião, agora com 50% off na E-store nova d e em todas as lojas físicas da marca. Aproveita aí a venda especial para fazer suas escolhas. escolha #novad