Coluna MG Destaques

Corte não afetará auxílios estudantis

27 de agosto de 2020

O reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Dagoberto Alves de Almeida, informou que o corte de 18,2% previsto pelo Governo Federal para as verbas discricionárias das instituições federais de ensino superior não deverá afetar os investimentos em auxílios estudantis e projetos acadêmicos, como ações de ensino e pesquisa.Além de assegurar o dinheiro necessário para o Programa Nacional de Assistência Estudantil no ano que vem, o reitor afirmou que as Unidades Acadêmicas terão sua verba garantida, assim como os programas de ensino e pesquisa. (Diário de Itajubá)

O que você também vai ler neste artigo:

  • Movimento contra o racismo
  • Greve tem adesão de 40%
  • Antecipação dos feriados
  • Biblioteca Online retoma atividades
  • 9 mil vagas em cursos
  • Plano de desenvolvimento

Movimento contra o racismo

Manifestantes protestaram anteontem contra agressão racista sofrida por professora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). A mobilização foi organizada pelo Movimento Antifas Uberaba – grupo suprapartidário. O ato de racismo ocorreu contra a agressão sofrida pela professora Márcia Pereira Custódio no dia 7 de agosto, por meio de invasão de rede social, durante live realizada pelo evento de ciclo formativo “A gosto do negro: as relações étnico-raciais em projeção”. Em razão da pandemia, o protesto contou com poucas pessoas. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Greve tem adesão de 40%

Nas regiões do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas, a adesão à greve dos funcionários dos Correios chega a 40% dos trabalhadores, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios, Telégrafos e Similares de Uberaba e Região (Sintec-URA). Embora seja grande adesão, a Federação dos Trabalhadores informou que os 30% dos funcionários seguem em atividade, conforme determina a lei. (Folha Patense).

Antecipação dos feriados

Os feriados municipais da Sexta-feira da Paixão, Corpus Christi, aniversário da Cidade, Finados e da Consciência Negra poderão ser antecipados nos anos de 2021 e 2022, conforme projeto aprovado pela Câmara Municipal de Montes Claros. O prefeito Humberto Souto encaminhou o projeto para que diante do risco de medidas mais rigorosas, será necessário antecipar alguns feriados, caso o quadro se agrave. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros).

Biblioteca Online retoma atividades

A Biblioteca Pública Municipal Délia Maria Risso de Souza, em Andradas, retoma nessa semana os empréstimos de livros através do sistema delivery. Público deve solicitar as obras através do telefone e agendar a retirada. Segundo a coordenação da Biblioteca, os livros serão separados por um determinado tempo após serem devolvidos em uma espécie de “quarentena”. A medida faz parte do protocolo de prevenção à proliferação da covid-19. Os andradenses devem entrar em contato pelo WhatsApp (35) 3731-5542 fazer a solicitação da obra desejada e realizar um agendamento para retirada e devolução. (Portal da Cidade – Andradas).

9 mil vagas em cursos

Jovens da bacia do rio Doce, em Minas Gerais e no Espírito Santo, têm uma oportunidade para estudar e se preparar para o mercado de trabalho. Até 4 de setembro a Fundação Renova disponibiliza cursos gratuitos de iniciação profissional, que serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). São disponibilizadas 9.000 vagas, distribuídas em 13 cursos, com duração média de 14 horas cada um.
(O Liberal).

Plano de desenvolvimento

O Grupo Unis em iniciativa conjunta com o Conselho Empresarial do Sul de Minas e o Cesul Lab, iniciaram um Plano de Desenvolvimento Econômico de Varginha, que tem o objetivo de criar colaborativamente propostas para o desenvolvimento da cidade. Na primeira semana de atividades, as empresas integrantes do Cesul se inscreveram nas áreas temáticas e se reuniram com especialistas para aprofundamento nos assuntos e debates de diagnóstico, contando com mais de 220 participações nos quatro dias de debate. (Gazeta de Varginha)

Rede de Notícias do Sindijori MG