Destaques Geral

Cooperativa inicia obras de reforma e ampliação do Hospital Unimed

23 de junho de 2021

A diretoria Executiva da Unimed e os diretores clínico e técnico do Hospital Unimed vistoriam o início das obras:/ Divulgação

PASSOS – A Unimed Sudoeste de Minas iniciou o projeto de reforma e ampliação do Hospital Unimed em Passos. O objetivo da obra é oferecer melhores condições de acolhimento aos beneficiários, ampliando a capacidade de atendimento e possibilitando melhores condições de trabalho para médicos e colaboradores.

A obra, que contempla três fases, prevê a ampliação de leitos de internação, aumento de leitos de UTI adulto, instalação de elevadores, implantação de UTI neonatal, construção de um novo centro cirúrgico que passará a contar com quatro salas e de um centro obstétrico, além de nova ala para o Serviço de Nutrição e Dietética.

O projeto executivo e a responsabilidade técnica estão a cargo da Engetop Engenharia. A ampliação de área a ser construída é de aproximadamente 1.900 m2, além de adaptações e adequações da área já edificada.

Na primeira fase, serão construídos cerca de 750 m2, onde devem ficar os novos leitos de internação para pacientes e dependências relacionadas, o que já aumentará a oferta de leitos do hospital. A previsão de término desta primeira fase é março de 2022.

“Nesta primeira fase será feita a execução de todo terceiro pavimento, construção do fosso dos elevadores e execução das fundações para instalações da nova caixa metálica de abastecimento de água e da caixa de abastecimento em caso de incêndios. Para que uma parte do terceiro pavimento seja executada, será necessário executar também uma parte do pavimento inferior e térreo”, complementa Taisa Lemos Costa, engenheira responsável pela execução da obra.

Já na segunda fase, serão feitos o pavimento térreo e inferior, totalizando cerca de 1.150 m2 de construção. No térreo, serão construídas as salas do novo Centro cirúrgico que, redimensionado, permitirá a execução de cirurgias de baixa a alta complexidade. Já o pavimento inferior será destinado ao funcionamento operacional do hospital, contemplando a subestação de energia, a nova área para Serviço de Nutrição e Dietética, espaço de descanso e refeitório dos colaboradores, entre outros.

A última fase do projeto contará com a reforma da estrutura já existente. Nesta fase, a área onde hoje se encontra o Centro Cirúrgico será transformada em Centro Obstétrico e área PPP (Pré, Parto e Pós-Parto). Também será feita a ampliação da recepção, que possibilitará um melhor acolhimento dos pacientes e acompanhantes.

“De acordo com o projeto arquitetônico apresentado , muitas alvenarias serão demolidas e os novos cômodos serão utilizados com finalidades diferentes das atuais. Além da demolição, executaremos alvenarias de vedação e supraestruturas em concreto armado onde se fizer necessário. Todo acabamento será refeito, desde reboco até substituição de pisos , revestimentos e pintura. Trata-se de uma obra de médio a alto porte e é importante frisar que se trata de um processo de grande responsabilidade técnica e gerencial”, conclui a engenheira.

Para o diretor-presidente da Unimed Sudoeste de Minas, Cláudio Antônio Félix de Oliveira, a reforma e ampliação do Hospital Unimed é a realização de um sonho que só foi possível pelo envolvimento e compreensão dos médicos cooperados, colaboradores e clientes.

“Passos e região contarão com um hospital muito mais moderno e preparado para atendimento dos pacientes e poderemos ampliar os tipos de procedimentos realizados, atender com mais conforto e oferecer uma estrutura mais adequada para o trabalho médico e de nossos funcionários. Salientamos que todo o processo será realizado de modo a evitar o máximo possível de transtornos. É uma obra necessária para ampliarmos nosso espaço, mas principalmente para adequarmos a construção já existente. Por isso, contamos com a compreensão de todos para que, em médio prazo, possamos reinaugurar nosso hospital com uma estrutura muito mais eficiente”, salienta.