Destaques Política

Convenções definem candidaturas em Passos

8 de setembro de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS – Dos 15 partidos políticos aptos a realizar convenções em Passos, 12 já estão com as datas agendadas. As reuniões foram aprovadas com a promulgação da Emenda Constitucional (EC) nº 107/2020, que adiou as eleições municipais de 2020, e todos os prazos eleitorais previstos para o mês de julho foram prorrogados por 42 dias, proporcionalmente ao adiamento da votação. Assim, as convenções partidárias para a escolha de candidatos, que aconteceriam de 20 de julho a 5 de agosto, já podem ser realizadas desde o dia 31 de agosto e seguem até o dia 16 de setembro.

O que você também vai ler neste artigo:

  • Seis siglas ainda discutem nomes
  • Apenas três partidos farão reuniões virtuais

Em razão da pandemia do novo coronavírus, os partidos poderão realizar convenções em formato virtual para a escolha de candidatos e formação de coligações majoritárias, bem como para a definição dos critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC). As legendas devem garantir ampla publicidade – a todos os filiados – das datas e medidas que serão adotadas.

O médico Gilberto Kirchner Mattar, presidente da Comissão Executiva Municipal do Democratas de Passos, publicou o edital no jornal Folha da Manhã, convocando os membros para participarem da reunião no dia 14 de setembro, das 20h às 22h, na rua Bélgica, 30. Na oportunidade, serão escolhidos os candidatos para o pleito municipal e formalizada a coligação majoritária com o Progressistas e outros partidos.

Presidente do Progressistas, o empresário Ademir José da Silva informou que seu partido também já fez a publicação do edital de convocação para a convenção.

Nossa convenção será realizada no dia 13 de setembro no plenário da Câmara Municipal de Passos, das 9h às 12h. Vamos seguir todas as normas de segurança previstas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), por conta do coronavírus. E neste dia vamos homologar, com o aval de todos os convencionais, a chapa de vereadores e também validar o que já divulgamos como coligação ao Democratas para o nome de Alexandre Maia como candidato a prefeito e também o vice, Gilberto Kirchner Mattar”, garantiu.

O vereador Erick Freire Silveira, presidente do MDB, informa que realizará as convenções no dia 10 de setembro, das 18h às 20h30, na Câmara Municipal de Passos.

Apenas devemos chegar para a homologação dos nomes. Estamos em conversação com outros partidos e acreditamos que até segunda ou, no máximo, terça-feira, voltando do feriado, toda a situação do partido já esteja definida”, afirmou.

O Avante vai realizar sua convenção municipal no dia 12 de setembro, das 20h às 22h, na rua Antônio Luis de Faria, 380.

Será deliberado sobre coligações partidárias no âmbito majoritário, haverá a escolha dos candidatos aos cargos eletivos majoritários proporcionais, sorteio dos respectivos números e outros assuntos pertinentes às eleições de novembro. O candidato ao cargo de prefeito é o médico Aquiles Grintaci e vice-prefeito Sérgio Henrique Acorinte”, explicou o presidente do partido, Carlos Henrique Braz.

Virgínio Leopoldino é presidente do PMN e também pré-candidato a prefeito pela sigla.

Nossa convenção só vai confirmar o que já decidimos, e será realizada no dia 8 de setembro, às 19h, na sede do escritório do partido, que fica na rua Glória, 293. Sobre possíveis coligações, até o dia ainda é tempo de conversações para majoritário”, disse.

O presidente do Podemos de Passos, Wedson José Nunes, informou que o partido que traz como pré-candidato a prefeito o atual presidente da Câmara de Passos, Rodrigo Moraes Soares Maia, já agendou a convenção para dia 14 de setembro, das 19h às 21h.

A reunião será presencial na Câmara Municipal de Passos, sendo que o partido tem chapa completa de vereadores e o nome do vice será anunciado na convenção, com edital publicado na Folha e divulgado no mural da Câmara”, explicou.

Seis siglas ainda discutem nomes

PASSOS – Seis partidos ainda estão com as convenções com datas ou escolha de nomes para majoritários indefinidas. O atual prefeito de Passos, Carlos Renato Lima Reis, que é presidente do Cidadania, diz que a reunião deverá acontecer na próxima semana, sem data definida.

O edital da convenção deverá ser publicado na terça ou quarta-feira da próxima semana, e a convenção será dia 15 ou 16. Sobre as candidaturas, ainda estão sendo analisadas, tanto para prefeito quanto para vice e chapa de vereadores”, explicou Renatinho.

O presidente do PSD, o deputado estadual Cássio Soares, deve publicar nos próximos dias o edital de convocação para as convenções de seu partido em Passos.

Já está prevista para o dia 12, porém estamos escolhendo o local e definindo a hora. Assim como estamos em conversas ainda a respeito dos candidatos a prefeito e vice. A chapa de vereadores está completa”, informou.

O empresário Wanilton Chagas Cardoso, presidente do PL, ainda está aguardando orientações da Executiva Estadual do partido para a realização da convenção.

Temos pré-agendada a reunião para o dia 11 de setembro, das 19h às 21h, na rua dos Brandões, 85, de forma presencial, pois só os três vereadores votam e a nossa comissão é provisória. Com relação ao cargo para majoritário, estamos analisando aliança e sairemos com chapa completa para vereadores”, disse Cardoso.

Partido presidido pelo professor Sergio Marques, o Solidariedade também não tem a data da convenção definida.

Não teremos candidatos nem a prefeito, nem a vereador. Vamos fazer aliança com o Republicanos, que vai lançar André Patti como majoritário”, contou.

Diego Oliveira, presidente do PSL municipal, é o pré-candidato ao cargo majoritário e anuncia que o partido terá chapa completa para vereadores, porém o nome para pré-candidato a vice ainda está em análise.

A reunião da convenção será realizada na sede do partido, na rua Barão de Passos, 19, no dia 12 de setembro, das 9h às 14h, presencial. Vamos dar ampla publicidade ao ato tanto no jornal de circulação que é a Folha como em alguns órgãos públicos como a Câmara, o Cartório Eleitoral”, disse.

O PSDB tem como presidente Bruno Santos Leandro, que confirmou que a agremiação terá a reunião de convenção, mas que não deve lançar candidaturas próprias, fazendo apenas coligação com algum partido.

Apenas três partidos farão reuniões virtuais

PASSOS – As agremiações terão autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para as convenções virtuais, desde que obedeçam aos prazos e às regras gerais da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições) e da Resolução TSE nº 23.609/2019, com as adaptações previstas quanto à abertura do livro-ata, registro de dados, lista de presença e respectivas assinaturas.

Seguindo essas especificações, três partidos devem realizar suas convenções de forma virtual. De acordo com o presidente do PT de Passos, Luiz Carlos de Oliveira, a plataforma pela qual será realizada a reunião, que deverá ocorrer no dia 13 de setembro, das 9h às 12h, está sendo orientada pelo PT estadual e deverá ser amplamente divulgada nos próximos dias.

Nós tínhamos dois nomes que vinham se colocando como pré-candidatos ao Executivo, porém um deles optou por sair à vereança e, com isso, devemos neste dia homologar a candidatura de Juarez Moreira ao cargo de prefeito e, para a vaga de vice, ainda está sendo discutido, temos alguns nomes colocados internamente para o partido. Temos uma chapa de vereadores completa e, em breve, deveremos lançar as candidaturas oficialmente, assim que passe as convenções”, garantiu.

O Republicanos e o PDT, presididos, respectivamente, por Marco Aurélio dos Reis Silva e José Geraldo Lopes da Silveira, informam que a convenção será realizada conjuntamente no dia 14, a partir das 16h, de forma virtual.

Os partidos lançam o pré-candidato Andre Patti e ainda está sob análise o escolhido para o cargo de vice-prefeito. A chapa também sai completa para vereadores”, disse Patti.