Destaques Do Leitor

Contrato social e isolamento

20 de Maio de 2020

Faz parte da história da humanidade o viver em grupo. A estrutura foi e é sempre a mesma: um cacique – o chefe – o pajé e outros do entorno. Estes não caçam, não colhem frutos, não vão às batalhas; só o fazem os demais. A contrapartida a tais privilégios é a garantia, dada por eles aos demais membros, de segurança e de condições mínimas de sobrevivência.

Esse contrato social se sofisticou, mas, em essência, é o mesmo. No modelo capitalista, têm os que possuem a garantia de seus direitos patrimoniais; os que não possuem, têm a garantia de que receberão dos primeiros, ordinariamente via de impostos, educação, segurança, inclusive alimentar, e outros serviços indispensáveis a um viver digno; a obrigação paralela destes é não avançar sobre os bens dos primeiros.

Assim, funciona o Estado civilizado e não se conhece outra forma para sua existência.
No momento em que se defende uma liberação ampla e geral da atividade econômica, porque não haverá recursos financeiros para subsistência do Estado, dá-se um recado: cada um por si. É a falência do Estado como instituição; a derrocada do contrato social, levando-se a indagar qual a razão da sua existência. E pior: argumenta-se com a perspectiva de saques e assaltos pelos famintos, a sinalizar que a preocupação não é tanto com a fome…

Raul Moreira Pinto – Passos/MG

Presidentes

Definitivamente, não mais verei nosso país administrado por competentes e honestos homens, como tive a oportunidade de vivenciar durante o governo de JK e de participar do governo de Itamar Franco, especialmente quando, honrosamente, governou nosso estado natal, Minas Gerais. Votar em Juscelino, infelizmente, não me foi possível, por não ter idade exigida para ser eleitor. Mas, orgulhoso, já aluno do último ano do Curso de Preparação de Oficiais do Exército, tive a oportunidade de participar, com colegas do CPOR, da inauguração de Brasília – ‘Capital construída para a paz’ –, como a definiu o próprio JK.

Múcio Batista de Souza – Belo Horizonte /MG