Destaques Esporte

Contra o América, Galo busca o 48º título no Mineiro

8 de abril de 2023

Galo e Coelho decidem o Campeonato Mineiro de 2023./ Foto: Reprodução.

Leonardo Pedro

PASSOS – Após ser derrotado em casa pelo Libertad, do Paraguai, por 1 x 0 no confronto de estreia na Libertadores, o Atlético tem um compromisso decisivo com o América nesta tarde, 9, às 19h30, no Mineirão, pela partida de volta na final do Campeonato Mineiro.

Por conta da vitória por 3 x 2 no Independência pelo jogo de ida e por conta do regulamento da competição, que concede a vantagem do empate ao clube com a melhor campanha na primeira fase, o Galo pode perder por até um gol de diferença e, ainda assim, sagrar-se campeão.

Caso supere o rival na tarde deste domingo, o Alvinegro somaria o seu 48º título de Campeonato Mineiro, distanciando ainda mais no topo da lista de maiores vencedores do torneio. No momento, nove troféus separam Atlético e Cruzeiro (segundo maior campeão). Além disso, o Galo seria tetracampeão pela 3ª vez (2020 a 23, 1952 a 1955 – chegou ao penta em 1956 – e 1978 a 1981 – chegou ao hexa em 1983).

Do lado americano, o título mineiro colocaria fim no jejum de seis anos sem a conquista do torneio. A última vez que o Coelho esteve no lugar mais alto do pódio estadual foi em 2016, quando venceu o Galo na ida por 2 x 1 e empatou em 1 x 1 na volta. Desde então, soma apenas o vice-campeonato de 2021.

Nesta edição do estadual, o América ainda não venceu o Atlético. Na fase inicial, empataram em 1 x 1 e só voltaram a se encontrar na final. Dos últimos dez clássicos, somadas todas as competições, o Coelho venceu apenas uma vez, no primeiro turno do Brasileirão 2022, empatou quatro e foi derrotado cinco.

Em desvantagem no placar, o América ainda sofre com desfalques. O lateral-esquerdo Marlon cumpre punição pelo cartão vermelho recebido no primeiro jogo (impediu um gol do Galo com a mão). O meia Benítez e o atacante Aloísio são dúvidas para o confronto. Os dois sofreram com dores após a estreia na Sul-Americana.