Destaques Geral

Consórcio realiza 1º Fórum Regional de Resíduos Sólidos

23 de novembro de 2020

O evento online será transmitido no canal da Cidassp no YouTube. / Foto: Divulgação

PASSOS – Disseminar o conhecimento sobre o resíduo sólido urbano e conscientizar as pessoas sobre a importância do assunto. Esse é o objetivo do 1º Fórum Regional de Resíduos Sólidos do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região de São Sebastião do Paraíso (Cidassp). O evento será realizado de segunda-feira, 23, a sexta-feira, 27, de forma online, com transmissões sempre às 19h, no canal da Cidassp no YouTube.

A programação começa com a palestra “Medidas de Segurança na Coleta Seletiva Durante a Pandemia da Covid-19”, com a superintendente do Cidassp , Thaís Ferreira Júlio. Na terça-feira, 24, a secretária de Obras, Infraestrutura e Meio Ambiente de Cássia, Luiza Parreira Izidoro, a engenheira e agrônoma do município de Capetinga, Gabriela Marquete Cáris, a assessora administrativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itamogi, Laura Maria Macedo Silva, o engenheiro e responsável pela Usina de Triagem e Compostagem de Pratápolis, Vinícius Augusto Ribeiro Borges, e a chefe de departamento da Secretaria de Meio Ambiente de São Sebastião do Paraíso, Aline Ferreira, vão ministrar a palestra “A Gestão dos Materiais Recicláveis e a Coleta Seletiva nos Municípios de Cássia, Capetinga, Itamogi, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso”.

Já na quarta-feira, 25, o tema será “As Novas Tecnologias Voltadas aos Resíduos Sólidos”, com Leonardo Luiz dos Santos, diretor presidente do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC). Para encerrar o evento, na sexta-feira, 27, o presidente da Rede Sul e Sudoeste de Minas Gerais da Central das Cooperativas de Materiais Recicláveis e Reutilizáveis, Antônio Aparecido Almeida, conversará sobre “A Importância das Associações e Cooperativas de Materiais Recicláveis”.

Como informou a superintendente do Cidassp, o evento foi preparado durante dois meses e pensado para suprir as dúvidas que muitas pessoas têm sobre os resíduos sólidos.

A gente, durante um tempo, foi buscando informações para vencer a dificuldade que o pessoal tem para entender o que é o resíduo sólido urbano. Buscamos temas que o pessoal tem mais carência e pretendemos agregar informações sobre um assunto que é muito presente no nosso dia a dia. É importante para que a população tenha uma ideia, uma consciência real não só da geração do resíduo, mas da destinação também. Entender o que é para não criar um estigma sobre isso”, declarou.

Os interessados em participar gratuitamente das palestras devem se inscrever por meio de um formulário, que pode ser encontrado no site cidassp.mg.gov.br ou no perfil do Instagram do consórcio (@cidassp9). Meia hora antes das palestras, os inscritos receberão um link com o acesso ao evento.

LEIA TAMBÉM: Estrutura de ferro da Casemg desaba no sábado