Destaques Geral

Conexão direta com Confins deve beneficiar outras cidades da região

Por Beatriz Silva / Redação

9 de março de 2021

Foto: Divulgação

PASSOS – Os passageiros que desembarcarem no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, poderão viajar de ônibus rápido e direto para chegar a Piumhi e Capitólio. A possibilidade é decorrente de uma parceria que envolve a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, companhias aéreas, circuitos turísticos do estado e a Viação Itapemirim.

Em reunião realizada na última semana, o vice-presidente do grupo Itapemirim, Adilson Furlan, divulgou as novas rotas que poderão ser conectadas diretamente ao aeroporto, entre elas, podem ser contempladas, de forma direta, as cidades de Araxá, Barbacena, Capitólio, Diamantina, Governador Valadares, Montes Claros, São João del Rei, Ubá e Varginha.

Nos nove destinos, o translado passará por municípios como Augusto de Lima, Bocaiúva, Bom Despacho, Cardeal Mota, Conceição do Mato Dentro, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Cordisburgo, Corinto, Coronel Fabriciano, Curvelo, Divinópolis, Formiga, Ibirité, Igarapé, Ipatinga, Itabira, Itabirito, Itaúna, Juatuba, Lavras, Luz, Mariana, Nova Era, Nova Serrana, Oliveira, Ouro Preto, Pará de Minas, Piumhi, Ponte Nova, Sarzedo, Timóteo, Tiradentes, Três Corações e Viçosa.

A iniciativa de unir os modais aéreo e rodoviário mira a segunda fase do projeto “Minas para o Brasil”, que tem por objetivo a atração de turistas. Nas próximas semanas, representantes do grupo Itapemirim deverão realizar visitas às cidades a serem contempladas, a fim de conferir a logística para o recebimento de turistas.

Para o turismólogo e gestor da Associação do Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra, Kleyber Jorge da Silveira, a proposta é positiva e contemplará os 18 municípios que compõem o circuito regional.

Acredito que seja uma vitória para a toda a região. Quem embarcar em Belo Horizonte terá acesso direto aos municípios do nosso entorno. Sabemos que, chegando em Piumhi e Capitólio, o turista também poderá percorrer outras localidades, é uma ação benéfica a todos, por exemplo no turismo de negócio passense, ou no religioso de Cássia, que também serão fomentados”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Sustentável de Capitólio, Gustavo de Paiva Resende Toledo, afirma que vê a iniciativa com bons olhos e espera maiores informações sobre a parceria.

É tudo muito recente, ainda não temos informações oficiais e aguardamos um contato do Estado, que poderá nortear melhor a situação, confirmar a inclusão dos municípios nas novas rotas e informar como vai funcionar a parceria na prática, se vai existir uma contrapartida para que o nosso terminal rodoviário seja adaptado, etc. De qualquer modo, observamos a ação com bons olhos e agradecemos a ação do Circuito Turístico Nascentes das Gerais e Canastra, que colaborou para que estivéssemos incluídos nessa primeira leva de cidades”, disse.

De acordo com o secretário, entre os possíveis benefícios da parceria está a diminuição da sazonalidade turística.

Uma conexão direta com o aeroporto internacional nos deixa satisfeitos, precisamos de diferentes modais de transporte. Caso a parceria realmente aconteça, teremos uma diminuição da sazonalidade: não seremos tão dependentes de férias ou feriados. Acredito que gere um aumento de fluxo considerável de visitantes, não apenas para Piumhi e Capitólio, mas para toda região, que possui uma variedade turística imensa, tal como o ecológico, de negócios, rural, náutico, entre outros”, encerrou.

Segundo a secretária de Turismo de Piumhi, Fernanda de Oliveira Silva, em razão da pandemia de covid-19, o município não tem desenvolvido ações que estimulem o turismo, no entanto, a parceria será bem-vinda.

Estamos em um momento crítico, que pede cautela. Atualmente, a Secretaria Municipal de Turismo tem focado em seus trabalhos internos. Sabemos que o turista pode movimentar a economia, mas também pode trazer o vírus, assim, estamos utilizando o período para estruturar a cidade. Quando grande parte da população estiver imunizada, poderemos promover ações de captação de turistas, esse translado direto do aeroporto será maravilhoso para esse objetivo, uma vez que temos uma demanda, a nível nacional, muito grande para nossa região”, disse.