Destaques Geral

Concurso do queijo Canastra acontece em Vargem Bonita

23 de junho de 2022

O concurso incentiva a produção dos queijos de acordo as normas sanitárias./ Foto: Arquivo FM.

VARGEM BONITA – A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) promove nesta sexta-feira, dia 24, em Vargem Bonita, o XVIII Concurso Regional do Queijo Minas Artesanal Canastra. O evento tem apoio da prefeitura do município e os cinco primeiros colocados serão classificados para o Concurso Estadual de Queijo Minas Artesanal, que vai acontecer em Belo Horizonte, no segundo semestre.

Um dos objetivos do concurso é incentivar a produção dos queijos de acordo as normas sanitárias e ajudar a manter as características tradicionais do produto da região da Canastra, caracterizada produtora tradicional e formada pelos municípios de Bambuí, Córrego Danta, Delfinópolis, Medeiros, Piumhi, São João Batista do Glória, São Roque de Minas, Tapiraí e Vargem Bonita.

“Cada região possui características muito específicas, por isso, foram realizados estudos que definem as especificidades de cada uma”, afirma o extensionista da Emater Rondinelli da Silva Figueiredo, que atua em Vargem Bonita, em parceria com o Setor de Agricultura da prefeitura.

Segundo ele, as principais características do queijo que serão avaliadas no concurso são a cor, branca amarelada para amarelo, textura compacta, consistência, de macio a semiduro, manteigoso, o sabor ligeiramente ácido, não picante, a crosta fina, amarelada e sem trincas, o formato cilíndrico, com bordas arredondadas de 15 a 17 centímetros e 4 a 6 centímetros de altura, e peso variável de 1 a 1,2 quilo.

Cada município pode participar com até cinco produtores de queijo e os produtores devem ter registro em algum órgão de inspeção, como Selo Arte, Registro no IMA ou no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Os municípios que possuem mais de cinco produtores regularizados realizam uma etapa local para selecionar os que vão participar do concurso em Vargem Bonita.

“A produção de queijo é uma das principais bases da nossa economia. Apoiar os produtores é apoiar a Canastra, nosso Setor de Agricultura, em parceria com a Emater, tem desenvolvido um trabalho muito intenso de oferecer apoio técnico para que nossos produtores possam melhorar cada vez mais o rendimento e a qualidade da produção”, disse o prefeito de Vargem Bonita, Samuel Alves de Matos.

Segundo o chefe do Setor de Agricultura do município, Leonardo Cunha Faria, todos os produtores de queijo podem receber visita técnica, basta fazer o agendamento. “Oferecemos visitas para todos os produtores rurais para quaisquer interesses e dúvidas na área da agricultura e agropecuária”, disse.

Durante essas visitas, que são acompanhadas pela médica veterinária responsável pela emissão do Selo de Inspeção Municipal, as queijarias são avaliadas e os produtores orientados sobre procedimentos de adequação para que possam receber o Selo SIM.

“O desafio é a resistência às mudanças, que muitas vezes impede o produtor tradicional de se adaptar. Adequar-se às exigências sanitárias é fundamental para diminuir algum risco à saúde do consumidor e garantir a qualidade do produto e se diferenciar no mercado”, afirma Leonardo Cunha, um dos responsáveis pelo concurso.

O concurso será realizado no Centro de Eventos Zé Horácio e é aberto à população. Após os jurados terminarem o processo de degustação e darem as notas, os queijos poderão ser degustados pelo público. A partir das 21h será realizado o show com a dupla Bruno César e Luciano. Do lado de fora, na praça Domingos Soares Vilela, a prefeitura vai realizar a tradicional feira da cidade, com barracas de alimentação e bebidas a partir das 16h00.