Destaques Geral

Concurso de café já tem 20 inscritos

23 de julho de 2020

A exportação de café no brasil alcançou 145,8 mil toneladas. / Foto: Marcelo Camargo/ABr.

PIUMHI – Produtores de uma das bebidas mais famosas do mundo já começaram a se inscrever para o 17º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais 2020. Até a última terça-feira, 20 amostras já haviam sido entregues nos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão (Emater).

De acordo com Eduardo Uiliana, engenheiro agrônomo da Emater na cidade de Piumhi, no ano passado, 78 produtores de todo o estado se inscreveram no concurso.

No Sudoeste de Minas, os municípios de Piumhi, São Roque de Minas, Vargem Bonita, Capitólio, Pimenta, Doresópolis e Córrego Fundo participaram”, contou.

Os cafeicultores que tiverem interesse em participar do concurso devem entregar pelo menos 2 quilos do produto na sede da Emater de onde vivem. A participação é gratuita, e os vencedores receberão certificados e homenagens, além de reconhecimento no meio cafeeiro.

Devem participar da competição produtores dos municípios mineiros com amostras de café arábica, nas categorias natural e cereja descascado, despolpado ou desmucilado. As amostras devem ser preparadas, conter 2 quilos de café beneficiado tipo 2 ou melhor, com no máximo quatro defeitos”, disse Uiliana.

Ademais, outros requisitos devem ser observados.

A peneira deve ser tamanho 16 ou acima, e as amostras precisam ser colhidas neste ano, 2020. O produto será julgado pela cor, umidade e tamanho do grão”, explicou.

O agrônomo também ressalta que, após essa análise física, a amostra será provada e julgada de acordo com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA).

A edição deste ano traz uma novidade aos competidores.

As amostras para o concurso também serão usadas na 5ª Premiação do Concurso de Qualidade dos Cafés da Região da Canastra, ou seja, as amostras concorrerão em todo o estado e entre os produtores da região da Serra da Canastra”, afirmou Uiliana .

O grande campeão do ano passado foi o produtor Paulo Gomes, de Espera Feliz, situada na Mesorregião da Zona da Mata Mineira, a 350 km de Belo Horizonte. Mais informações técnicas do concurso podem ser obtidas no portal virtual da Emater. A solenidade de encerramento está prevista para dezembro deste ano, podendo haver mudanças devido à pandemia. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de setembro.