Cidadania Destaques

Comunidade se une para reformar quadras

8 de agosto de 2020

Foto: Reprodução

PASSOS – Para revitalizar espaços esportivos em Passos, alguns grupos de pessoas têm sido formados nos bairros para discutir as melhorias e ir atrás de recursos. Pioneiros na iniciativa, moradores do Coimbra e do Santa Luzia buscaram auxílio do Instituto Social Educacional de Pesquisa de Minas Gerais (Isepem) e, desde então, a iniciativa tem se fortalecido, inclusive com participação da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.

Igor Henrique Lima de Paulo, que é porta-voz do grupo que começou a promover a reforma na quadra do bairro Santa Luzia, revela que tudo começou com uma necessidade da população e, principalmente, da equipe Santos Futebol Clube.

A equipe foi criada pelos amigos do bairro Santa Luzia. Jogamos nessa quadra desde crianças e vimos que, por estar em situação precária, não conseguíamos alcançar um nível satisfatório de atividades. Foi aí que surgiu a ideia de nos unirmos e convocarmos a comunidade para reformá-la”, disse.

A partir de doações a vaquinhas solidárias, os passos estão sendo dados e as reformas vão ocorrendo. Rogerio Santos, gestor de projetos do Isepem, ressalta que a iniciativa é popular.

A Secretaria de Esportes vai ser parceira do projeto para a reforma de algumas quadras, mas é importante frisar que todo o desenvolvimento das atividades de adaptação, reforma e construção está sendo feito diretamente pela comunidade. Cada bairro está levantando o seu grupo e fazendo esse fortalecimento”, afirmou.

Flávio Costa Sarno, secretário municipal de Esporte, Juventude e Lazer, revelou que membros da comunidade envolvidos na reforma entraram em contato com a Secretaria, buscando parceria.

A gente está iniciando um processo de melhoria nessas quadras do município, em breve a Secretaria de Esporte vai disponibilizar um cronograma com todas as melhorias e as respectivas quadras”, garantiu.

Os espaços que serão reformados pela população, em parceria com o Isepem, são: quadra Barão de Passos, quadra do Cido, quadra Ambulatório, quadra do Centro Unificado, quadra Casarão, quadra Canadá, quadra do bairro Polivalente, quadrinha Coimbras e campo do Santo Antônio.