Destaques Esporte

Competição virtual de xadrez pode ter nova edição em Cássia

14 de agosto de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

CÁSSIA – O campeonato virtual de xadrez, realizado pela prefeitura de Cássia, chegou ao fim nesta semana, mas deve ter uma nova edição em setembro. A iniciativa havia sido proposta com o intuito de fomentar atividades esportivas na cidade durante o período de isolamento social. Ao todo, 15 pessoas participaram, sendo 12 na categoria masculina e três na feminina. O torneio ocorreu pelo aplicativo Chess.

Sarita Simplício, vencedora da categoria feminina, afirma que o evento foi muito bem-vindo.

Foi uma iniciativa muito bacana da Secretaria de Esportes. Em meio à pandemia, criou-se uma possibilidade extra de exercitarmos nossa mente. Comecei a jogar faz pouco tempo, e aproveitei a oportunidade para jogar com outras pessoas e, assim, treinar”, disse.

O campeão masculino foi Leandro Carvalho Oliveira, que pratica o esporte desde 2004 e já ganhou diversas competições. Ele destaca que, para um evento novo, o resultado foi bastante satisfatório.

No começo pensei que seria bem pequena a competição. Mas houve um número razoável [de participantes] para uma primeira edição. E, no geral, a galera estava cumprindo o horário, treinando, parece que pelo menos a maioria sentiu a competitividade. Eu achei que havia alguns bons jogadores, porém talvez haja muito mais jogadores em Cássia que nem ficaram sabendo do campeonato”, avaliou.

Oliveira afirma que a competição tem potencial para crescer significativamente na cidade. “Penso que ainda dá para aumentar o nível do campeonato com mais divulgação”, finalizou.

Segundo a Secretaria de Esportes, o campeonato causou entusiasmo e pode se tornar frequente.

Foi uma experiência muito bacana, tanto é que estamos planejando uma segunda edição para setembro, com mais divulgação e participantes, mas nada confirmado ainda”, informou o órgão.

Os campeões levaram um troféu para casa, assim como os vices – Adriano Santos, na categoria masculina, e Sophia Loren, na feminina. Os demais participantes receberam medalhas.

Troféu da modalidade feminina foi entregue à vencedora. / Foto: Divulgação