Destaques Geral

Como higienizar produtos

22 de Maio de 2020

Com essa pandemia, ao recebermos produtos em casa, devemos higienizá-lo, preferencialmente, fora do local onde serão consumidos ou armazenados. Pode ser na varanda ou na área de serviço, caso a residência possua. Não tendo este tipo de espaço, use como apoio superfícies de mesas ou bancadas de pias que sejam facilmente higienizáveis, tais como vidro, pedras, mármores ou inoxidável. Evite superfícies em madeira.

Quais saneantes podem ser usados?

A higienização deve ser feita ainda na embalagem original, descartando as embalagens de transporte, como sacos plásticos, sacos de papel e caixas de papelão. Caso seja possível lavar o produto, a melhor opção é usar água e detergente ou sabão em barra. Se a embalagem não for impermeável, use álcool 70%. Também podem ser usados alvejantes contendo hipoclorito de sódio diluído com a mesma concentração para limpeza de superfícies. Vale lembrar que o hipoclorito pode causar alergias ou queimaduras quando concentrado, assim sendo, use luvas de látex, exclusivas para a limpeza de alimentos.

No caso dos alimentos

Ao receber os alimentos, coloque-os num local diferente de onde serão consumidos, abra as embalagens, lave as mãos e retire os alimentos, transferindo-os para os utensílios onde serão consumidos ou armazenados. Elimine as embalagens de transporte, lave a superfície onde foram colocados ao serem entregues e lave novamente as mãos antes de
consumi-los.

Ao chegar do supermercado…

… retire os sapatos e coloque as compras em uma bancada ou dentro da pia ao chegar em casa. Higienize as mãos, lavando-as com água e sabonete. Tome banho e troque de roupa, de preferência, antes de higienizar os produtos. Após esta etapa, lave ou limpe as embalagens, enxague e seque-os, lembrando de colocá-los em outro local, diferente de onde foram deixados ao chegar em casa.

Como limpar as superfícies de casa

A limpeza deve ser feita com água e sabão, e a desinfecção com hipoclorito, com enxague e secagem. Se a bancada for de madeira, use uma cobertura plástica ou outro material lavável para não correr o risco de resíduos infectarem a superfícies. Lembre-se de que o hipoclorito poderá manchar a bancada. Os demais materiais devem ser lavados com água e sabão ou detergente, e desinfetados com a solução de hipoclorito, deixando agir de 5 a 10 minutos. Em seguida, retire o excesso com rodo de pia e enxague.