Destaques Economia

Como economizar no supermercado

2 de outubro de 2020

O brasileiro tem feito milagre para conseguir equilibrar as contas para garantir o básico, como a alimentação. As recentes altas do arroz, do feijão, do leite e da carne mostram que os consumidores têm despendido mais recursos para manter em casa esses itens essenciais. Durante a pandemia, os gastos com bebidas e alimentos voltaram a ser o maior peso no orçamento das famílias brasileiras. A justificativa foi o isolamento social.

O que você também vai ler neste artigo:

  • Transações
  • Conheça a sua inflação
  • Faça uma lista de compras
  • Maneire no estoque
  • Olho nas promoções
  • Pesquise preços

Transações

Nesta horas, conforme indica o diretor executivo da Troco Simples, startup que busca simplificar transações financeiras que envolvem dinheiro em espécie, Anderson Locatelli, a dica para economizar na hora da alimentação vale o mesmo princípio básico de toda economia financeira: planejamento. O especialista destaca que toda moedinha na hora das compras é dinheiro. E, para melhor orientar os consumidores, o CEO da startup listou algumas dicas que podem ajudar na hora de ir ao supermercado.

Conheça a sua inflação

Para saber como a inflação de cada item impacta no seu orçamento, vale registrar os preços dos produtos mais consumidos ao longo do tempo. Fazendo um planejamento, é possível saber quanto é o seu gasto por mês. Vendo as diferenças de um mês para o outro e de um ano para o outro, é possível descobrir a sua inflação.

Faça uma lista de compras

Antes de ir ao mercado, faça uma lista de tudo o que é necessário comprar. Comprar a quantidade certa para o número de pessoas da família pode evitar mais despesas no orçamento final.

Maneire no estoque

Evite fazer compras mensais muito grandes que ocupam espaço e podem passar da validade. Ir uma vez por semana, ou a cada 15 dias, ao supermercado pode ser favorável para aproveitar as ofertas e aliviar o bolso.

Olho nas promoções

Muitos supermercados têm dias especiais de promoções para determinados produtos, como itens de limpeza e higiene ou hortifrúti. De acordo com o seu cardápio e a sua lista de compras, é possível se programar e ir em dias em que a compra pode ser mais vantajosa.

Pesquise preços

Uma forma de economizar nas compras é comparar preços de outros estabelecimentos. Lembre-se que um produto pode estar na promoção em uma loja e na outra, não. Vale ressaltar que não importa qual seja a mercadoria desejada, a pesquisa de preços é essencial.