Destaques Geral

Comércio de Piumhi terá horário estendido e estuda flexibilização

9 de Maio de 2020

Foto: Divulgação

PIUMHI – Foi anunciado nesta quinta-feira, 7, um novo decreto no município de Piumhi para que o horário do comércio seja estendido nesta véspera de Dia das Mães. O objetivo é que, somente durante o sábado, 9, o comércio seja aberto das 8h às 18h para oferecer mais tempo de compras de presentes para as mães.

No decreto atual, o comércio de Piumhi pode funcionar somente das 6h às 15h. A Associação Comercial e Empresarial de Piumhi (ACE) apresentou, no último dia 28, uma proposta de flexibilização do comércio em relação ao feriado que, em primeiro momento, não foi acatada. De acordo com o prefeito de Piumhi, Adeberto de Melo, o Deco, as medidas de flexibilização do comércio em geral só serão avaliadas a partir do dia 15 de Maio. “Nós teremos uma reunião dia 15 de Maio na associação comercial para definirmos o que vamos acompanhar, os decretos que nós vamos acompanhar. Então até esse prazo do dia 15, o comitê não vai reunir”, relatou Deco durante coletiva de imprensa.

A presidente da ACE, Cláudia Faria, afirmou durante a coletiva que a associação vem lutando por uma flexibilização desde o início. “A gente vem conseguindo algumas coisas, às vezes não o esperado pelo empresário(a), mas a ACE pede que se cumpra o decreto”, disse ela. A preocupação é de que a associação seja interpretada como incentivadora da quebra do isolamento. “A ACE em momento algum pode pedir que se descumpra uma lei”, relatou, “Isso agora é para saúde, é pela saúde”.

Para promover os empresários piumhienses a associação iniciou uma campanha de valorização do comércio local chamada “Compre em Piumhi”. Cláudia relatou que o objetivo é incentivar as pessoas a comprarem em lojas da cidade, em vez de buscar serviços de outras cidades pela internet. “Dê uma olhadinha nas lojas, visite-as, ligue”, disse ela, “ali que está o nosso sustento, o trabalho para todo mundo, então é preciso valorizar o nosso comércio”.