Destaques Geral

Comerciantes reivindicam volta de mão dupla na João Teixeira

18 de abril de 2020

PASSOS – Comerciantes do bairro Jardim Itália reclamam de alteração no sentido de tráfego na rua João Teixeira Mendes. A mudança foi feita pelo Departamento Municipal de Trânsito na última quinta-feira, 16. Ontem, 17, comerciantes se reuniram na Prefeitura para pedir esclarecimentos sobre a alteração e reclamar de possíveis impactos no comércio da região.

De acordo com o comerciante Denis Silva, a alteração foi repentina. “Mudaram sem ter uma pessoa do Departamento Municipal de Trânsito que conversasse primeiro com os comerciantes e com os moradores para ver se o tráfego como estava, prejudicava, porque acidente mesmo eu quase que não vejo ali e prejudica muito os comércios da rua. Cerca de 90% dos comércios vão ser prejudicados. O pessoal vai parar de transitar ali e muitos vão ter que passar pela rua secundária que o departamento de trânsito estipulou. Nós não vemos necessidade disso”, disse.

“Todos os comerciantes com quem eu conversei acharam que o ideal, ali, seriam lombadas”, disse Silva. Para Fábio Luiz Siqueira, que também é comerciante, a prefeitura não deu informações sobre a alteração. “Não sabemos porque mudou, não temos informação nenhuma. Esta é uma rua comercial, praticamente. Tirando essa mão dupla, diminui o fluxo de carro e cai o movimento de vendas dos estabelecimentos. As vendas já estão ruins pela questão do coronavírus e, agora, tirou o fluxo. Não havia necessidade de colocar mão única. Há dois anos que estou aqui e nunca vi acidente grave. Com a mudança, ontem (quinta-feira) e hoje (sexta-feira), a gente já sentiu a diferença”, afirmou Siqueira.

Moradores do local aprovam a alteração no sentido de direção. Segundo Lucimeire Teixeira, a mudança foi positiva. “Muitos acidentes já ocorreram no local. Me sinto aliviada pela mudança, eu mesma já fiz reclamações na Folha da Manhã sobre isso, era um perigo danado, já vi vários acidentes de motoqueiros”, disse a moradora.

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Marcelo Alves da Silva, afirmou que a alteração era uma demanda da população e que foi feito um estudo técnico, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. “Havia uma demanda por parte dos moradores, há muito tempo, e esta é uma rua muito estreita, muito comprometida em questão de estacionamento, trânsito pesado de veículos como caminhão e ônibus. Esse período todo em que a gente está no Departamento de Trânsito, o maior problema em Passos era na João Teixeira Mendes. Muita gente pediu o estudo, até alguns comerciantes, alguns moradores, tem gente contra, mas tem muita gente a favor também”, disse.

 

Prefeitura alega fluxo intenso de veículos e solicitação de moradores por mudança

PASSOS – Em decorrência do intenso fluxo de veículos e atendendo solicitações de moradores e comerciantes das imediações, o Departamento Municipal de Trânsito efetivou, na última quinta-feira, 16, mudanças no sentido de direção do tráfego na rua João Teixeira Mendes.

A partir de um estudo técnico, o departamento determinou que a rua terá mão única no sentido bairro Jardim Canadá, e retorno no sentido ao centro da cidade.

Com a alteração, a partir a altura do Centro de Educação Infantil (CEMEI) Pioleti Piassi Nogueira, o tráfego na via passa a ser proibido para os motoristas que vem do bairro Aclimação em sentido ao centro da cidade. A estes condutores, a alternativa é seguir à direita, para a rua Ana Cândida de Jesus, e, em seguida, pela dos Bariris, saindo pela avenida Juca Stockler.

O departamento ressalta que, nesta primeira semana, a mudança está em caráter educativo, com toda a sinalização necessária, mas que, a partir da próxima semana, as multas já entrarão em vigor.