Destaques Geral

Comerciantes esperam aumento nas vendas a partir desta semana

22 de dezembro de 2020

Foto: Arquivo FM

PASSOS – Pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) aponta um crescimento de 2,6% nas vendas de Natal no Brasil. Em relação a anos anteriores, a previsão é relativamente baixa, o que pode ser justificado pelos efeitos que a pandemia do novo coronavírus causou na economia.

Em Passos, segundo os empresários entrevistados nesta sexta-feira, 18, o movimento no comércio aumento e os itens mais procurados têm sido roupas, brinquedos e aparelhos eletrônicos. Para incentivar os clientes, Renato Pereira de Morais, gerente em uma loja de variedades, criou promoções especiais para o Natal e oferece até 50% de desconto.

Este ano as vendas caíram muito, especialmente no período em que as atividades comerciais foram suspensas na cidade. Para melhorar, resolvemos oferecer melhores condições aos nossos clientes e até esgotamos o estoque de alguns produtos que entraram em promoção, como algumas bonecas e itens de maquiagem. Acredito que esta seja uma boa estratégia tanto para os comerciantes quanto para os consumidores, porque assim conseguimos vender mais e as pessoas economizam”, contou.

Juliana Marques da Silva inaugurou uma loja de roupas femininas há quatro meses e revela que está empolgada com a demanda que tem recebido nos últimos dias.

A coleção de fim de ano chegou no início da semana e quase todas as peças novas já saíram. Acho que as pessoas estão mais animadas para as celebrações porque este ano foi muito parado e todo mundo passou muito tempo em casa. Percebi que, mesmo com todas as medidas de segurança, as mulheres querem roupas novas para se sentirem bonitas durantes as comemorações e acho que isso é muito importante mesmo. Quando abri a loja, fiquei um pouco receosa, mas agora estou satisfeita com os meus rendimentos e espero que este fim de ano seja muito lucrativo, até porque já precisei repor algumas mercadorias”, disse a empresária.

De acordo com Marília Marques Botelho, vendedora em uma loja de departamentos, as vendas devem melhorar ao longo desta semana, uma vez que é o período em que os clientes costumam procurar por presentes.

Sem dúvida, os produtos mais procurados são alguns eletrodomésticos, celulares e bicicletas infantis. As pessoas estão animadas e percebi que muita gente está fazendo o orçamento antes de comprar, buscando por promoções e preços mais conta. O movimento já aumentou bastante, mas acredito que a partir de segunda-feira, o comércio ficará ainda mais aquecido”, destacou.

O aposentado João Pedro Cardoso costuma presentear seus quatro netos com brinquedos e, este ano, pretende fazer suas compras em lojas que oferecerem os melhores preços.

O Natal é uma data muito importante e não podemos deixar passar em branco, mas também não podemos nos esquecer de como isso vai pesar no bolso. Já saí para dar uma olhada nos produtos e ainda não encontrei o que desejo, mas espero ter todos os presentes em mãos ainda neste fim de semana. Sinceramente, achei tudo bem caro, no entanto, a crise chegou para todos. Se dividirmos bem, todo mundo fica feliz sem comprometer as contas no fim do mês”, afirmou.