Destaques Geral

Começa hoje a festa em louvor à Nossa Senhora Aparecida

Por Ézio Santos / Especial

3 de outubro de 2020

igreja matriz Nossa Senhora da Conceição Aparecida está localizada no bairro Canjeranus. / Foto: Divulgação

PASSOS – Mesmo em tempos de pandemia, a direção da paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, cuja igreja matriz está localizada no bairro Canjeranus, em Passos, vai promover a festa em louvor à padroeira da comunidade e do Brasil. Serão dez dias ininterruptos de eventos religiosos, em que serão seguidos – rigorosamente – o protocolo de combate à disseminação da covid-19. Neste sábado, 3, às 19h, logo no primeiro dia da novena, a imagem oficial de Nossa Senhora Aparecida receberá novos manto e coroa – réplicas dos que compõem a efígie centenária da santa, encontrada em 1717, e que fica no santuário de Aparecida (SP).

Diz a história que a imagem oficial da nossa igreja matriz foi encomendada por um dos padres que passou por aqui e foi confeccionada totalmente em madeira. Certa vez, foi levada para uma casa do bairro e um incêndio destruiu quase todo o cômodo em que ela estava. Apenas um lado da parte baixa da efígie foi queimada, considerado um total milagre”, contou o pároco Darci Donizetti da Silva.

Até o dia 11 de outubro, sempre após a novena em louvor à Nossa Senhora Aparecida, um padre que atua em Passos, ou em outra cidade da região, vai ter uma participação especial na celebração eucarística que começa às 19h, na matriz – a igreja ficará aberta aos fiéis das 8h às 22h, inclusive no dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida. No segundo domingo do mês haverá missa na igreja Santos Reis/Santa Luzia às 8h30 e 17h. Na matriz, às 10h e 19h. O ponto alto da festa ocorrerá no dia 12, segunda-feira, quando, na matriz, haverá celebração de missa às 5h, 8h30, 16h e 19h. A tradicional carreata, com a imagem oficial de Nossa Senhora Aparecida sendo trasladada à frente de todos os veículos, terá início ao meio-dia, na igreja construída na praça Canjeranus. Obedecendo ao protocolo de combate ao coronavírus, apenas 30% da capacidade das igrejas matriz e Santos Reis/Santa Luzia poderá ser preenchida por fiéis.

Almoço, salgados e leilão fazem parte da festa da Padroeira

PASSOS – Também neste sábado, entre 18h e 21h, no salão paroquial, que fica atrás da igreja matriz, será entregue, por meio sistema drive thru, o combo da Festa da Padroeira (caldo de feijão, batata frita, pastel e mini-pizza) pelo valor de R$ 20. No dia 11, domingo, das 11h às 14h, será a vez do Almoço com a Padroeira. Durante as três horas, os interessados passam pelo local e levam, por R$ 20, uma marmitex com arroz, feijão-tropeiro e pedaços de porco à paraguaia. Os bilhetes estão sendo vendidos pelos membros das pastorais ou podem ser adquiridos na secretaria paroquial.

Na última sexta-feira., teve início, e vai até o dia 11, o leilão virtual em prol da paróquia Nossa Senhora Aparecida. Para participar, é só acessar o link https://chat.whatsapp.com/KdlKgguShhiDMkm8e8fLB1 e dar lances, entre 9h e 21h, em diversos brindes.