Destaques Geral

Comarcas da região adotam “Juízo 100% Digital”

Por Talita Souza / Redação

1 de dezembro de 2020

Foto: Divulgação (Agência Brasil)

PASSOS – As comarcas de Carmo do Rio Claro, Piumhi e São Roque de Minas adotaram o projeto “Juízo 100% Digital”, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A iniciativa foi divulgada no último dia 25 por meio da Portaria Conjunta 1.088/2020.

De acordo com dados do TJMG, o projeto estará presente, inicialmente, em 110 das 297 comarcas existentes em Minas Gerais. Para o juiz César Rodrigo Iotti, responsável pelas comarcas de Piumhi e São Roque de Minas, as expectativas para receber o projeto são positivas.

O TJMG abriu esse projeto para que os juízes do estado pudessem aderir e eu aderi. Não é obrigatório, mas preferi aderir no intuito de trazer mais vantagens para a população. O projeto foi lançado na semana passada e agora vão ditar as regras, acredito que até o final do ano já estará funcionando”, explicou.

O objetivo do projeto Juízo 100% Digital é que todos os atos processuais sejam realizados, exclusivamente, por meio eletrônico e de maneira remota. Assim, a tramitação dos processos serão feitas virtualmente, desde a intimação das partes até as audiências. Segundo Iotti, a adesão é opcional e as partes interessadas do processo poderão optar ou não pelo uso do projeto nos processos.

A pessoa terá a opção de escolher. Devido à pandemia, nós ficamos seis meses sem dar andamento nos papeis, apenas os processos que estavam com PJe os processos andaram nesse período. Sei que, geralmente, o pessoal tem medo de mudanças, mas tenho a impressão de que esse é um caminho sem volta, e a pandemia veio justamente para nos mostrar isso. O futuro está na tecnologia. Por ora, teremos que fazer um trabalho de conscientização com todos, mostrando as vantagens que o projeto trará para os processos”, afirmou o juiz.

O Processo Judicial eletrônico (PJe) é um sistema online desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os Tribunais Judiciários (TJ), que permite a prática e o acompanhamento dos processos por meio eletrônico. Atualmente, todas as 297 comarcas de Minas Gerais fazem o uso do PJe.


Carmo vai participar da Feira Nacional do Artesanato em BH

C.R.CLARO – Carmo do Rio Claro irá participar mais uma vez da Feira Nacional do Artesanato em Belo Horizonte. Este ano o evento acontece de 1º a 06 de dezembro no espaço Expominas e deve reunir cerca de 2 mil expositores de todo o Brasil.

A Associação dos Artesãos levará os produtos carmelitanos para serem expostos e comercializados na feira que de acordo com Maria Rita Dias de Paula, presidente da Associação, é uma grande vitrine não só para vendas como para contatos futuros. “Numa feira como essa temos a oportunidade de conhecer muitas pessoas, fazer contatos importantes para negócios posteriormente”, comentou.

A Prefeitura de Carmo do Rio Claro através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico irá patrocinar a participação da Associação na feira com ajuda no transporte, alimentação e hospedagem nos dias de evento.

Esse ano devido a pandemia o nosso artesanato bem como toda atividade comercial ficou bastante prejudicada, e temos o maior prazer em poder ajudar a levar os nossos produtos em mais um grande evento como esse”, destacou o prefeito Sebastião Cézar Lemos, o Tião Nara.

No ano passado a cidade foi uma das 30 homenageadas com espaço mais amplo e gratuito na feira que comemorou a sua 30ª edição com a participação de autoridades como o governar do Estado, Romeu Zema.

LEIA TAMBÉM: Bombeiros fazem visita especial a criança em Passos