Destaques Política

Comarca de Piumhi inicia convocação de mesários para eleição

Por Laura Oliveira Hostalácio / Folha da Manhã com Onda Oeste FM

11 de setembro de 2020

Foto: Divulgação

PIUMHI – O juiz diretor do Foro da Comarca de Piumhi, César Rodrigo Iotti, anunciou na quarta-feira, 9, que o processo de convocação dos mesários já foi iniciado na cidade. De acordo com ele, os voluntários estão sendo contatados por meio dos Correios – pessoas com mais de 60 anos estão excluídas do processo devido à pandemia.
Ele ressalta que é importante que os convocados informem ao órgão caso pertençam a outros grupos de risco.

Eu consigo saber pela data de nascimento se a pessoa tem mais de 60 anos, mas não posso saber quem tem alguma comorbidade. Então as pessoas que receberem a convocação, por favor, nos falem e nos indiquem, talvez, um substituto”, disse.

O juiz explica que os mesários receberão treinamento para o trabalho, além de quatro máscaras, escudos faciais e álcool em gel.

A Comarca de Piumhi abrange também as cidades de Capitólio, Doresópolis e Vargem Bonita, totalizando cerca de 38 mil eleitores.

Essa é a única eleição na história do mundo com uma pandemia mundial. Então, é uma eleição diferente, que nós cremos que vai ser de organização, antecipação e cuidado”, ressaltou Iotti.

Em razão da crise novo coronavírus, apenas sete pessoas estão trabalhando no cartório eleitoral para atender as quatro cidades. Para auxiliar o trabalho, o juiz conta que foram estabelecidos convênios com as universidades para o programa Mesários Voluntários Universitários.

Nós estamos com duas faculdades e uma terceira já se interessou. O estudante que participar vai poder ganhar horas como se estivesse fazendo uma atividade prática”, afirmou.

Aos interessados em participar, Iotti diz que é preciso atenção aos prazos para candidatar-se à vaga de mesário.

Eles têm até o dia 26 de setembro, às 8h, pela internet, para mandar os seus registros. Às vezes não funciona como a gente quer, a internet cai, a energia acaba. Por isso é importante fazer antes”, salientou.