Cinema Destaques

Cine Clube Pipoca & Bala Pipper agora no YouTube

22 de abril de 2020

Os frequentadores assíduos de bons filmes e que eram exibidos semanalmente no anfiteatro da Casa da Cultura de Passos, tiveram esta diversão interrompida por quase dois meses por causa da proibição de aglomerações de pessoas em razão da pandemia do coronavírus. Através do You Tube, o precursor do projeto Cine Clube Pipoca & e Bala Pipper, Itamar Bonfim resolveu inovar e a partir de hoje vai transmitir direto do estúdio da Videorama Produções, sua empresa, uma atração diferente a cada terça-feira, sempre às 20h, mesmo dia e horário das exibições presenciais desde 1999.

“Eu teria que bolar uma forma o mais rápido possível para continuar apresentando os filmes. Então, com massificação de se transmitir eventos ao vivo de qualquer natureza através das redes sociais na internet, as chamadas ‘lives’, resolvi voltar com o projeto no meu canal do You Tube – Itamar da Silva Bonfim. Foi a única forma de atender os apaixonados pelo Cine Clube Pipoca & Bala Pipper”, esclareceu.

O empresário do ramo de produção audiovisual há quase 40 anos revelou que boa parte de seu acervo pessoal de vídeo e da videoteca Itamar Bonfim preservada no Palácio da Cultura já foi copiado do padrão Video Home System (VHS), um padrão comercial para consumidores de gravação analógica em fitas de videoteipe, para mp4 em High Definition (HD). “Pela quantidade de material já digitalizado, cerca de mil horas de gravação, o trabalho é bastante intenso e leva tempo para transformar os vídeos dos padrões antigos em outros atuais, mas tenho material suficiente para atender o projeto por muito tempo”, afirmou.

Bonfim, de 70 anos, disse que as atrações apresentadas no Cine Clube são diversificadas. Vão desde cópias de filmes internacionais e brasileiros, até gravações de eventos esportivos, desfile cívicos-militar, show e depoimento de personalidades gravados em Passos. “O leque de assuntos é amplo. Normalmente, as escolhas dos vídeos têm a duração de uma hora e meia à duas. E agora com mais comodidade, ou seja, assistindo em casa pela televisão, de onde a pessoa estiver através de tablet e aparelho de celular, por exemplo”, ressaltou.

A atração de hoje, às 20h, no Cine Clube através do YouTube, a ser exibida é a peça teatral ‘O Conto do Cisne’, e Itamar explica o motivo da escolha. “Semana passada, o ator, diretor, produtor de teatro passense e colaborador do projeto Pipoca & Bala Pipper por 12 anos, Gustavo José Lemos completaria 71 anos de vida. Então revolvi prestar a homenagem póstuma ao grande amigo já falecido. Inclusive, após a encenação, o ator Ezequias Marques subiu ao palco, declamou um poema e fez uma emocionante homenagem a Gustavo. Quem assistir vai gostar muito e matar a saudade Gugu com se estive vivo”, finalizou Bonfim.

A primeira exibição de filmes do Cine Clube ocorreu em 2 de junho de 1999 na antiga sede do Sindicato Rural de Passos (Sinrural), sede do auditório do Anexo 4 da Fundação Superior de Passos (Fesp). Por isso primeira denominação levou o nome da extinta entidade: Cine Clube Fesp Pipoca & Bala Pipper.

 

Dia 22/04 – ‘O CANTO DO CISNE’ – com Gustavo José Lemos, Luiz Henrique Del Rey, Juliano Parreira e Flávio Gonçalves – Cenários: César Tadeu Elias – Direção: Maurílio Romão.
– Como assistir as atrações: acesse www.youtube.com/watch?v=nUSsUBD3mc8