Destaques Geral

Chuvas surpreendem 11 pessoas nos cânions de Capitólio

2 de janeiro de 2021

CAPITÓLIO – O Corpo de Bombeiros fez na tarde deste sábado, 2, o resgate de ao menos 11 pessoas após uma cabeça d’água atingir uma cachoeira em Capitólio. A aeronave Arcanjo visualizou e fez a retirada de oito vítimas que foram agrupadas e depois levadas a um local seguro.

De acordo com as primeiras informações, o fenômeno causou dois possíveis óbitos. Um já foi avistado e os militares em terra iniciam os trabalhos de resgate e o outro possível óbito ainda não foi localizado. Os números oficiais de vítimas e sobreviventes, com suas identificações, ainda não é conhecido.

Segundo os militares, três pessoas foram arrastadas e ilhadas na outra margem da cachoeira, próximo à queda da água. Apesar do cenário, os militares disseram que eles estão em segurança, esperando baixar o nível d’água.

Os bombeiros disseram também, que outras três vítimas estão ilhadas em uma pedra no meio do curso d’água da cachoeira..
Além disso, três pessoas foram arrastadas pelas águas. Duas vítimas caíram no Poço dos cânions, no lago de Furnas e uma delas, está submersa. A outra está na superfície.

Há também a informação de que uma das vítimas apresenta fratura, mas também está desaparecida até o momento. Atuam na ocorrência 11 militares do Corpo de Bombeiros de Piumhi e de Passos.

Diferente do fenômeno conhecido como tromba d’água, que é um tornado que acontece tanto na água salgada quanto na água doce, a cabeça d’água acontece depois de uma chuva forte que aumenta o nível do rio e provoca enxurrada por conta do fluxo de água

A região onde foi registrada a cabeça d’água foi a Cascatinha, em Capitólio. Segundo os bombeiros, 3 vítimas foram arrastadas e ficaram ilhadas próximo a queda da água.

Elas ficaram em segurança, três vítimas ficaram ilhadas em uma pedra no meio do curso d’água, rumo a cachoeira. Nesse caso, uma pessoa teve fratura exposta na perna. E outras 3 vítimas foram arrastadas pela correnteza. Dessas, 2 caíram no lago de Furnas, região do poço dos Cânions. 1 está submersa e outra ficou na superfície.