Destaques Geral

Chuva causa danos no Teatro Rotary e direção suspende programação

Por Nathália Araújo / Redação

22 de outubro de 2021

O local ficou inundado e causou a perda total de equipamentos de som e iluminação, além de figurinos, instrumentos, livros, materiais cênicos e textos./ Foto: Divulgação.

PASSOS – As chuvas que atingiram Passos nos últimos dias danificaram a estrutura do Teatro Rotary e a programação foi suspensa. Entre os estragos estão duas calhas rompidas, placas do teto caídas e fissura no imóvel. Com os vazamentos, o local teve inundação que causou perda de equipamentos de som e iluminação, além de figurinos, instrumentos, livros, materiais cênicos e textos utilizados para os trabalhos que são realizados no local.

Segundo o gestor cultural do teatro, Maurílio Romão, atualmente, não há recursos para custear as reformas necessárias e o espaço não conta com apoio financeiro de empresas ou órgãos públicos. Entre as atividades desenvolvidas estão eventos particulares, ensaios e apresentações do grupo Trupe Ventania e cursos de teatro para adultos e crianças. De acordo com Maurílio, o valor dos prejuízos ainda não foi calculado, no entanto, com exceção dos cursos em andamento, toda a programação deste ano foi suspensa e não há previsão para a retomada das atividades.

“Em razão da pandemia do novo coronavírus, ficamos impedidos de trabalhar por um ano e sete meses e tivemos que continuar pagando o aluguel do imóvel, mesmo sem recebermos o valor das entradas. Agora, que a agenda reabriu, foi necessário cancelar todos os eventos previstos até o mês de dezembro e fizemos isso para garantir a segurança das pessoas que frequentam o teatro. Acredito que, uma vez que o espaço foi uma doação pública com o principal objetivo de promover a cultura na cidade, não devíamos ser os únicos responsáveis pelo local”, disse.

O Teatro Rotary é dirigido pela Associação de Desenvolvimento Cultural (Adesc), que promove o Festival Nacional de Teatro de Passos (FNT-Passos), o Festival da Criança no Teatro e, para o fim do ano, preparou o espetáculo Cortejo de Natal para as cidades que agendarem apresentações. Nesta sexta-feira, 22, estava agendada uma sessão do show do comediante Marcus Cirillo, que teve os ingressos esgotados.