Destaques Moda

Cheiro verde

Por WAGNER PENNA / Especial para a Folha

26 de outubro de 2020

Linha de perfumes da Natura. / Foto: Divulgação

A corrida para mostrar o suave ‘cheiro verde’ da sustentabilidade no circuito da moda & beleza, alcança velocidade nunca antes imaginada. Depois do vestuário (com quase todas as grifes se engajando na chamada ‘economia circular’ e aderindo ao reuso amplo e irrestrito das peças), agora o circuito dos cosméticos entra nesse jogo positivo.

Só para ficar entre as marcas brasileiras, basta citar que a Natura é importante ‘player’ no assunto. A empresa (que tem no seu portfólio marcas como Avon) está em campanha para resgate de suas embalagens. Para isso, instalou com a parceira TerraCycler, pontos de coletas em suas lojas – onde a cliente que apresentar cinco embalagens vazias dos seus produtos recebe de volta uma unidade nova.

Também a Boticário já pratica ações deste tipo, recebendo embalagens de qualquer marca e destinando o lixo plástico à reciclagem apropriada, algo que já beneficia 31 cooperativas. No exterior, várias marcas de beleza já entraram nesse ritmo, tais como a inglesa The Body Shop (que foi comprada pela Natura) e a canadense M.A.C.
Tudo pelo bem do nosso planeta. Amém!


VAIVÉM

A notÍcia fashion da semana, foi a compra da marca carioca Reserva pelo grupo Arezzo. O site ‘Brazil Journal’ informou que a transação foi de R$775 milhões. O objetivo do grupo de origem mineira, é ampliar seu mix de produtos além do sapato & bolsa, com vestuário masculino, feminino e infantil. Assim, a Arezzo inicia uma nova etapa em sua trajetória iniciada em Beagá

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Com o crescimento de vendas online, os comerciantes de moda estão multiplicando os meios de vendas parz o Natal – o chamado ‘omnichanel’. A saber: a maioria montou estratégias para a loja física, mas também de comunicação com o cliente virtual e garantir boas vendas via celular.

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*E por falar em celular, esse é o item mais desejado paras as compras do Black Friday – a sexta-feira de liquidações que acontece em novembro. Desta vez, a moda não entrou na lista dos três primeiros objetos do desejo dos consumidores. Perdeu para celular, para os eletrodomésticos e outros.

PONTO FINAL

E novembro vai chegar com pegada fashion. Tudo por conta da São Paulo Fashion, que vai ao ar entre os dias 4 e 8, toda em formato virtual. Nesta semana, o evento confirmou que os desfiles serão digitais, transmitidos ao vivo. São trinta e seis marcas, sendo seis delas estreando alí: ALG (do Alexandre Herchcovictch), Freiheit, Rita, Martins, Misci e Renata Buzzo. A nova estrutura é a cara do Brasil 21: abertura na popular praça do Anhagabaú, os desfiles serão mostrados em empenas no centro paulistano e reforçando a idéia de que ‘a rua é muito rica’.