Destaques Quinta Coluna

Chapéu

Por Cesar Tadeu

16 de julho de 2021

A nota oficial da Assessoria de Comunicação da refrigerada Câmara Municipal de Passos, fartamente repassada à Imprensa escrita, falada, televisionada e/ou replicada por me-io de todas as mudernas e infinitas mídias sociais informa que a edili-dade passense, reunida extraordina-riamente anteontem à tarde, na refri-gerada Câmara, votou & aprovou por unanimidade projeto enviado pelo Executivo que autoriza o município a utilizar a estrutura do outrora Hos-pital Otto Krakauer – para onde será transferido todo o serviço de saúde mental do município.

***

Tal locação custará “recursos da ordem de R$ 84 mil”, a serem trans-feridos da Secretaria Municipal de Saúde para a Fundação Beneficente São João da Escócia – instituição construtora e mantenedora do agora histórico Otto – devendo a transfe-rência ocorrer mediante assinatura do termo de colaboração entre o mu-nicípio e a Fundação, e conforme aprovado, recursos obrigatoriamente aplicados na assistência à saúde mental da população de Passos, por um período de 12 meses.

***

Quo vadis?

Diretores da Fundação, ligada à Loja Maçônica Deus Universo e Vir-tude, acompanharam a votação na compadecida Câmara, assim como representantes do Conselho Munici-pal de Saúde. O presidente da refri-gerada casa, Alex Bueno, definiu a votação e tudo mais decorrente de, como “uma tarde histórica” e agra-deceu os membros da instituição. O vereador Edmilson Amparado Jr listou diversos nomes de maçons que fizeram história na assistência social do município, não menos importan-tes na obra e vida – enquanto existiu – do Hospital do Otto Krakauer. E que o projeto é de grande relevância, “porque a saúde mental vai para um local de condições físicas excelen-tes”.

***

Local, diga-se, que até agora mesmo (um pouco antes do surto do novo coronavírus) era um local onde se cuidava …da saúde mental!

***

Placa de bronze

Livre pensar, é só pensar: até algum tempo atrás, “uma tarde his-tórica” ness’Ardeia – em outras tan-tas vezes, uma “manhã histórica” – era quando a Loja Maçônica Deus Universo e Virtude, através de sua Fundação Beneficente São João da Escócia (só para ficar no contexto da mencionada nota da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Passos) entregava a cidade uma obra e serviços da magnitude do que um dia foi o Hospital Otto Krakauer.

***

Uma “noite histórica”, por exem plo, era quando um Rotary Clube de Passos inaugurava sua sede social e provia a cidade (e região) de uma sala de Teatro – na ocasião, uma das me-lhores e mais modernas salas de Teatro no Estado (com direito à as-sinatura do arquiteto Raul Belém na adequação do projeto para a sua fun-ção teatro. Raul Belém, bugrada incauta, foi simplesmente um dos maiores nomes da Arquitetura para Teatros no Brasil. Entre outros proje tos do cara estava a sala original do Grande Teatro do Palácio das Artes, em Beagá).

***

Um outro exemplo de um “dia histórico” poderia ser aquela manhã quando a poderosa Cooperativa A gropecuária do Sudoeste Mineiro Li mitada inaugurava aqui sua usina de beneficiamento e pasteurização de leite; ou poderia ser até mesmo quando o iconoclasta radialista Vi valdo Piotto inaugurava sua Rádio Independência – a quarta emissora FM no Estado de Minas; a primeira FM “no mundo” a tocar música serta neja em sua programação diária (e Vivaldo adorava afirmar esta sua, di gamos, proeza pioneira). Histórica data também foi aquela quando um Clube Esportivo, passense e de fute bol, se sagrou campeão da segunda divisão do futebol mineiro.

Ou quan do históricos cidadãs e cidadãos pas-senses, natos ou inatos, entregavam ao povo de Passos e região uma Facul dade de Filosofia de Passos/Fafipa – que virou Fundação de Ensino Su perior de Passos/Fesp – que, quando estadualizada, foi reconhecida como a “Suécia” da agora Universidade do Estado de Minas Gerais. Também histórico foi quando um monsenhor – que virou Praça da Matriz – a partir de sua liderança construiu um Edu-candário, que veio abrigar os primei-ros missionários Rogacionistas a pi-sarem nas Américas… e aqui fincar aqui o primeiro Santuário dedicado a Santo Anibal Maria de França no mundo (novesfora a Itália natal de Santo Aníbal). O mesmo monsenhor também trouxe para a cidade a So-ciedade São Vicente de Paulo e tam bém construiu o Carmelo São José. Histórica e festiva também foi aque-la noite de dezembro quando foi inaugurada a monumental e faraô-nica sede social do Clube Passense de Natação/CPN…

***

Por Passos…

Interessante que, historicamente olhando essas históricas conquistas (entre outras) da cidade de Passos, através de seu povo, para seu povo, pelo seu povo, nota-se, em todas elas, a pouca ou quase nenhuma inge-rência da Prefeitura de Passos. Que, sim, ajudou sempre, mas nunca subsidiou (e quando fez isso nem sempre fez bem feito: era dona do Estádio Starling Soares, mas não era dona do time; foi locatária – e mal manteve – o Teatro Rotary, mas não o construiu, etc. etc. etc.)

***

Por mim (nas)…

A triste constatação é uma só: onde foram parar as lideranças, á frente de todas ou qualquer uma das instituições aqui mencionadas ou não.

***

Onde foram parar os visionários, os empreendedores, os construtores, as verdadeiras lideranças, as pessoas que fizeram a diferença no dia-a-dia da cidade, os altruístas… Porque o que sobrou daquela oração hoje é muito mais o “venha a nós o vosso reino” para que seja feita a minha vontade!

Já fomos bem mais cidadãos, be-neméritos, progressistas, voluntári-os, avant-gard, passenses – entre ou-tros tantos bons e construtivos adje-tivos)nem sempre santos …mas bem, bem, bem menos caipiras (e ególa-tras), BUGRADA!

***

Requiem aeternam???

Não, geral! De tudo, de tudo, ainda há al-gum trigo sobre o joio que se alas-trou. Um pouco, não: o suficiente para que isso aqui -também ainda – tenha alguma salvação e não acabe em bolas de fogo. Lembrem-se de Sodoma e Gomorra, aquelas pacatas cidades. E de seus cidadãos! Mas, regra, não pense que você é essa exceção a qual estamos referin-do. Antes, cresça e faça por onde!


Express Press

Pelo sim, pelo não, pelo talvez… Deu, hontem, na seção “Política” do “Correio Braziliense”, editado em Brasília, a pouca distância da Esplanada do Congresso… “Nem Mourão, nem Lira: substituto de Bolsonaro durante possível licença deve ser Pacheco”. Que continua “Dúvida sobre quem substituirá o mandatário até sábado, já que Bolsonaro está internado, envolve Vice-Presidência, Câmara, Senado e até o STF”.

“Com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), internado, o país pode passar por momentos de tensão para decidir quem o substituirá em caso de licença médica. Isso porque o próximo da linha de sucessão, o vice-presidente Hamilton Mourão, também está fora do Brasil. Mourão viajou para Angola com o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, na tarde da quarta-feira (14/7) e lá permanecerá até sábado (17/7)”…

…Neste caso, prossegue a nota da jornalista Talita de Souza, “o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, deve ser acionado. No país e disponível, seria natural para Lira assumir a cadeira de chefe do Executivo. No entanto, dois processos em que ele é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) impedem que ele assuma o cargo. De acordo com o jurista e professor de direito da Fundação Getulio Vargas (FGV) Davi Tangerino, o precedente para uma possível proibição de Lira ocorreu em 2016, quando os ministros do Supremo julgaram o caso de Renan Calheiros, que presidia o Senado Federal naquele ano e também respondia a um processo no órgão. A Corte decidiu que Calheiros não poderia assumir a presidência da República, caso ne cessário.”

Neste sentido, e caso ainda ocorra a licença de Bolsonaro, tudo indica que o substituto mais provável até o sábado 17 seja o presidente do Sena do, Rodrigo Pacheco…”

…segue a nota “Há a possibilidade de Bolsonaro não solicitar substitui ção. Enquanto estiver cons ciente, o presidente da República pode perma necer no cargo, mesmo que esteja hospitalizado. Foi o que ocorreu em setembro de 2020, quando ele passou por uma cirurgia de retirada de um cálculo na bexiga e não delegou a presidência para Mourão”.

Como nos boletins e notícias acer ca da Covid-19, também nesse quesi to os fatos mudam radicalmente em questão de minutos. Enfim, só pra constar que o passense Rodrigo Pa checo, por conta do cargo, está assim assim, quase na marca do pênalti, da área da presidência da República. Se soluçar. Ou melhor, se chutar…

Um toque da famosa sofisticação italiana em sua cozinha. A Ponto Bel lo Acabamentos apresenta a Linha Prestige, da coleção Gardenia Slabss de porcelanatos italianos, conheci dos não só por sua aparência sofisti-cada, mas também por sua durabili-dade e versatilidade. Prestige, da co-leção Gardenia Slabs e outras opções exclusivas da Gardenia Orchidea Brasil você encontra na Ponto Bello – a primeira butique de pisos e reves-timentos da região. Na Lavras, es-quina com Dr Manoel Patti. Ou pelo (35) 9-8899-8600.

Agendaí, vai! Tem live imperdível, semana que vem. A new escritora in the block, Ana Lis Soares vai pilotar live de lançamento oficialíssimo de seu primeiro livro, o romance “Do- mingo” (pela Editora Instante). Na verdade, um bate-papo de Ana Lis com a mestra Maria Valéria Rezende (que também assina o prefácio de “Domingo”) sob mediação de Maria Fernanda Amaral, parceira da Ins- tante.
2… 1… 0: próximo domingo é o dia 1 da quinta edição do “Festival Na-cional de Teatro de Passos” – que vai movimentar midias & meios, até o dia 25 de julho, em edição pre-sencial e online.

O FNTP começa em grande estilo, no presencial, direto das escadas do Teatro Rotary de Passos, onde Ma-theus Piotto apresenta “Congada na Ventania”, em cena drive-thru. O espetáculo, com 10 minutos de dura-ção, tem primeira apresentação marcada para ás 18h, com “lotação” já quase esgotada – o que é uma das marcas do festival. Está assim inaugurada a edição 2021 do FNTP…

…Na sequência tem “Sertão de Ro- sa – Costura Cênica”, espetáculo solo inspirado na obra literária de João Guimarães Rosa, a ser apresentado ás 19h e transmitido nas redes ofici-ais do #FNTP (confira o link da bio do Instagram); ás 20h outro drive-thru, na Estação Cultura, com Jean Carvalho apresentando “Estatuto do Tempo” (o público assistirá aos espe-táculos de dentro de seus veículos, mediante agendamento prévio. A-gende pelo Whatsapp (35) 3021-3606 (tem o link na bio), para que a equi-pe do festival agende o horário e re-passe todas as orientações)…

…De volta ao canal do FNTP no YouTube, ás 21h tem “Amanda”, com Clementina Cultura em cena. Encerrando o primeiro dia do fes-tival rola o tradicio-nal bate-papo com os jurados do evento, via Instagram…

Sangue Azul para ele, todos os dias! Ca-sual, esporte, espor-te fino, em roupas, sapatos, bolsas, mo-chilas, carteiras e a-cessórios. Para ho-mens com estilo. Na Avenida da Moda ou via Whatsapp (35/9-9141-3312) #sangue azul homem

O Festival Nacio-nal de Teatro de Pas-sos tão chega à Alpi-nópolis natal do dire-tor do FNTP, Mau-rílio Romão, com quatro dias de ofici-nas na cidade. Tem “Bê-a-bá da Dança do Ventre”, com Nan do Ribeiro, no dia 19 e a “Oficina Teatral para Iniciantes”, com Graziela Germano, no dia 20 (no presen cial, com todos os par ticipantes usando máscara facial e, não menos, mantendo o distanciamento soci- al)…

As oficinas acon-tecerão na quadra da Escola Municipal Ho rácio Pereira Damá-sio e as vagas são li-mitadas…

…Por aqui, na segunda-feira 19, a programação do FNTP anota os es-petáculos “Baquaqua”, da Dagba Produções (ás 19h) e “Dois na Noi te” (pelo Santa Corja, ás 21h), no canal do YouTube do festival; segui do por bate-papo com os jurados…

…No dia 20, terça-feira, mais dois espetáculos via YouTube: “Memóri as Perdidas – a Noite que se Aproxi ma” (Cia. da Entropia, ás 19h) e ás 21h, “Senhora dos Jardins”, da Em Cena Produções. Ás 22h, bate-papo com os jurados do festival, via Insta gram e pelo YouTube.
A programação do “Festival Naci onal de Teatro de Passos” ano 2021 tem ainda uma expô com trabalhos do photógrapho Piettro Garibaldi, reunidos na mostra “Serra da Ca- nastra-Ângulos”. Presencialmente, na sala de exposições temporárias do Palácio da Cultura, de 19 a 23 de ju-lho, aberta das 9h ás 17h. Ou no site do FNTP durante os dias de festival.

Acupuntura para reequilibrar o corpo e a mente, nesses tempos de stress por conta de tudo isso aí fora. Acupuntura como tratamento, mas sagem como relaxamento, com aten dimento a domicílio e com todos os procedimentos de segurança, confor me os dias atuais. Pela fisioterapeuta e acupunturista Mayna Elias. Agen damentos pelo 9-9119-8690 ou 9-9946-0881.

Arroz, feijão tropeiro e mandioca cozida acompanham a Costela ao Fo-go de Chão a ser preparada por Nel-son Castelli – o Gaúcho – em auê gas-tronômico-beneficiente organizado pelo Centro de Aprendizagem Pró-menor de Passos/CAPP. Para ser servido em forma de drive-thru, no domingo, 18 de julho, na sede da instituição. Convites custam R$ 40,00 e podem ser adquiridos pelo fone 3521-3979 ou 9-8859-4353.

Não menos no mesmo domingo, 18 de julho, os devotos da obra de construção da Igreja Nossa Senhora do Carmo mandam ver um Feijão Tropeiro, farto e bem temperado, em prol da construção do templo (ali nos altos do Jardim Cidade). A iguaria – ao custo de R$ 20,00 a porção – também será servida no sistema drive-thru, à Rua Dr. Joel da Silva Mendes, 483 – no local da obra.

Uma outra ação social, da Clínica Veterinária Animais & Cia, vai ajudar o Centro Espírita Santo Agostinho com a doação de cestas básicas e quetais, que chegarão a mais de 130 famílias (e de mais de 100 marmitas servidas à pessoas em situação de rua). A Animais & Cia propoe a quem ajudar que, ao doar uma cesta básica, o doador concor-rerá a 1 ano de vacinação grátis para seu pet – cão ou gato. As doações deverão ser entregues na clínica (na Rua Lavras, 696) até 31 de Julho.

Rumo a uma certa normalidade, para programar sua próxima viagem, se orientar sobre seu próximo desti-no, se informar sobre restrições de viagens para brasileiros no exterior ou obrigações atualizadas para uma viagem nacional ou internacional, fale com a Munditur: ela tem seu pró ximo destino, com toda a segurança (ou restrições) que pedem esses dias de pan demia…

…a hora na Munditur agora é de planos para as festas e para o futuro. Roteiros imperdíveis para você ce-lebrar e aproveitar com muito conforto a virada para 2022. Para sa-ber mais fale com um dos agentes Munditur, pelo 35/3521-6373. Ou mun [email protected] Ou @munditurviagens A Munditur está na Rua Santo Antônio, 79.


Yakara Piotto Desmontou todo um jardim de flores secas antes de posar de barbie, para as lentes do photógrapho nelson miranda. dia desses, no guarujá…


Artista tamboreiro, terapeuta xamânico, às vezes certo, às vezes errado, Daniel Silveira Lopes sela montaria e posa para Kell Dias retratoterapia


Fulvio Stefanini silva/Patricia Bonfim, nem montaram, nem desmontaram: provaram. da estrelada cozinha do sal gastronomia,do chéf Henrique Fogaça


Em dias de Promoda a Nova D vai de venda especial #ULTRA Progressiva. quanto mais você compra, mais desconto tem em toda Coleção: até 3 peças, 30% off. 4 peças, 40% off. 5 peças ou mais, 50% off, em até 6 x sem juros. Na flagship store Nova D, na Avenida da Moda. também no WhatsApp ou no site!