Cidadania Destaques

Centro Odontológico promove projeto social em Cássia

11 de julho de 2020

Foto: Divulgação

CÁSSIA – O novo consultório odontológico municipal de Cássia promove um projeto social para atender alunos de escolas municipais e estaduais e pessoas encaminhadas pelo Programa Saúde da Família (PSF) que não têm condições financeiras. No entanto, por conta da pandemia e de normas de regulamentação, o local, por enquanto, está funcionando apenas para casos de emergência e urgência.

A Prefeitura de Cássia instalou os consultórios em um novo prédio com a intenção de centralizar os atendimentos odontológicos, que já aconteciam nas escolas da cidade e eram voltados aos alunos. O objetivo, agora, é incluir adultos e pessoas encaminhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O atual local funcionava como almoxarifado do Pronto Socorro e passou por uma série de modificações em sua estrutura, conforme as exigências da Secretaria da Saúde e da Vigilância Sanitária.

Tínhamos consultórios nas escolas públicas havia mais de 25 anos, mas já estavam precários e não mais atendendo a todos os requisitos de segurança da Vigilância Sanitária. Então, com o novo local, vai ser possível realizar um projeto abrangendo todos os necessitados de serviços odontológicos das escolas e dos quatro PSF. Estaremos servindo com outros três dentistas da rede pública na cidade”, disse Gustavo Silveira Peixoto, coordenador do local.

De acordo com Gustavo, o prédio já existia, mas após um período de construção e reforma passou a ser o Centro Odontológico Septímio Salerno, que começou a funcionar em janeiro.

No início do ano estávamos atendendo 20 pacientes ao dia. Porém, seguindo o Conselho Federal de Odontologia, com a pandemia, tivemos que parar as consultas e agendamentos para atender apenas emergências”, comentou.

O prédio possui uma área total de 117,3 m² e é equipado com recepção, banheiros para usuários e para quem trabalha no local, duas salas de esterilização e dois consultórios com novos equipamentos.

A equipe conta com duas Auxiliares de Saúde Bucal (ABS) e quatro dentistas, que oferecem serviços de dentística, periodontia e prevenção. A previsão é que, com a volta dos agendamentos e consultas presenciais, o local volte a atender cerca 20 pacientes ao dia.

O consultório odontológico municipal é projeto muito importante para a cidade, justamente por ajudar e suprir necessidades ao atender pessoas sem acesso e condições financeiras”, finalizou o coordenador.

O Centro Odontológico leva o nome de Septímio Salerno como homenagem ao destacado dentista da cidade.