Destaques Geral

Cemig automatiza sistema elétrico

11 de julho de 2020

Foto: Divulgação

PASSOS – O sistema elétrico está passando por um processo de automatização realizado pela Cemig, que pretende instalar 124 religadores nas cidades da região e, ainda, disponibilizar outros equipamentos atualizados para o funcionamento da rede elétrica de distribuição de energia. As ações devem ser concluídas até o mês de novembro e o investimento da empresa é de R$3,5 milhões.

O gerente de expansão e manutenção preventiva da Cemig, Jairo Rodrigues do Amaral, diz que a instalação dos novos equipamentos pode identificar as interrupções de energia e restabelecer a energia de modo automático.

Acredito que isso é muito bom para a comunidade local, estamos investindo nos religadores mais modernos que existem no mercado de energia elétrica e o nosso maior objetivo é diminuir os transtornos causados por interrupções”, explicou.

Os aparelhos de automação realizam vários ciclos de aberturas e fechamentos até a resolução do problema, que pode ser causado por sobrecarga do circuito. Em situações de defeitos permanentes, os religadores permanecem ativados para proteger a rede até que esta seja reiniciada de forma manual. Considerando que boa parte dos problemas de alimentação são rápidos e podem ser provocados por ventanias, raios ou materiais externos, os equipamentos atuam,de forma temporária até a resolução da situação que gerou a inconformidade.

Nos centros urbanos a instalação busca atender áreas com grande concentração populacional e de manutenção da vida, como escolas e hospitais e, deste modo, é possível garantir a continuidade do abastecimento para o maior número de pessoas em casos de perturbação transitória na rede elétrica. Em áreas rurais, em que os circuitos são longos, a instalação de religadores agiliza o restabelecimento de energia no menor tempo possível.