Cidadania Destaques

Castramóvel chega em Piumhi para mutirão em animais de rua

Laura Oliveira Hostalácio / Folha com Onda Oeste FM

16 de julho de 2020

A unidade móvel é equipada para efetuar as cirurgias de castração. / Foto: Divulgação

PIUMHI – Na segunda-feira, 13, foi anunciado, na última reunião da Câmara Municipal, a chegada do Castramóvel em Piumhi, um veículo adaptado e adquirido pela Associação dos Municípios do Médio Rio Grande (Ameg). O automóvel percorre os municípios associados para um mutirão de castração de cães e gatos, com objetivo de controlar a superpopulação de animais de rua.

O que você também vai ler neste artigo:

  • Planos 

Os atendimentos na cidade tiveram início na quarta-feira, 15, no Parque de Exposições Tonico Gabriel. Um dos vereadores que trabalhou para a execução do projeto, Júnior Camargo, o Boi, ressalta que a Ameg trabalhou com apoio das associações voluntárias de proteção animal da cidade, Cão Viver Associados e Amigo Fiel. Elas fizeram o cadastramento dos animais e irão cuidar do pós-operatório e tutela de alguns dos cães e gatos sem dono que participarão do mutirão, que ocorre do dia 15 ao 22 deste mês, podendo ser estendido.

As vagas para as castrações durante esse período já estão preenchidas, no entanto, Geniuza da Silva, presidente da Cão Viver Associados, afirma que é possível realizar um pré-cadastro para quando o Castramóvel voltar à cidade. Ela ressalta que não são feitos exames pré-operatórios no local, que são de extrema importância.

É muito importante que procure uma clínica veterinária e, no dia do cadastro, leve o hemograma pronto para que o médico possa avaliar se seu animal está apto ou não para ser castrado”, afirmou.

O veículo foi resultado de um recurso indicado em 2018 pelo deputado estadual Cássio Soares, no valor de R$ 240 mil. “É como se fosse um pequeno hospital veterinário, com mesa cirúrgica, todos os equipamentos necessários para cirurgia”, afirmou o parlamentar. De acordo com ele, a questão dos animais de rua é um problema grande em todos os municípios, devido à velocidade com que acontece a proliferação.

Planos

De acordo com o vereador José Welington, existem planos para Piumhi adquirir seu próprio Castramóvel, por meio das emendas impositivas da Câmara.

Foi feita uma licitação, o Davi, do jurídico da prefeitura, me disse no mesmo dia da reunião que iria fazer a licitação para a compra deste Castramóvel”, disse ele.

Em contrapartida, Cássio Soares afirmou que a ideia de cada município ter seu próprio veículo não é justificável. “Quando se tem os equipamentos suficientes e um profissional eficiente, você consegue fazer em torno de 50 a 60 castrações por dia”, relatou o deputado, “é ótimo, porque, depois de feito todo trabalho das castrações, ele vai para outro município e, depois, retornará para continuar cumprindo sua missão e sua função”.